Coimbra  29 de Março de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Vereadores do PSD e Somos Coimbra marcam presença nas reuniões mas “sob protesto”

10 de Maio 2020

Os vereadores do PSD Coimbra e do Movimento “Somos Coimbra” anunciam que irão marcar presença na próxima reunião do Executivo da Câmara de Coimbra, agendada para amanhã (11), ainda que “sob protesto”.

“Ao contrário de múltiplas câmaras municipais e inúmeras instituições públicas e particulares, o executivo socialista de Coimbra confirmou a sua impreparação e revelou-se incapaz de organizar reuniões por videoconferência, nem sequer tendo a educação de responder aos insistentes pedidos dos vereadores para poderem participar à distância nas reuniões da Câmara”, sublinham os vereadores da oposição.

E adiantam: “na verdade, o Executivo Socialista da Câmara Municipal de Coimbra, liderado pelo Dr. Manuel Machado insiste na não utilização dos meios digitais para reunir o órgão executivo municipal, impedindo os eleitos que estão nos grupos de risco de participarem, como acontece com a vereadora Madalena Abreu. Desta forma, impede também os munícipes de Coimbra de acompanharem e participarem à distância nas referidas reuniões, que, pelo Regimento, são públicas, suspendendo efectivamente a democracia em Coimbra”.

Os vereadores da oposição propõem, assim, “uma alteração transitória ao ‘Regimento das Reuniões da Câmara Municipal de Coimbra’, designadamente do art.º 3.º do referido diploma legal, passando as reuniões do executivo a ser feitas por videoconferência ou outro meio digital, bem como a transmissão da Reunião de Câmara online, até dia 30 de Junho de 2020, nos termos e ao abrigo do disposto na Lei 1-A/2020, de 19 de Março, referente às medidas excepcionais e temporárias de resposta à situação epidemiológica provocada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2 e da doença covid-19”.