Coimbra  3 de Dezembro de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Vereadora da Educação de Condeixa-a-Nova iniciou funções com visitas às escolas

25 de Novembro 2021 Jornal Campeão: Vereadora da Educação de Condeixa-a-Nova iniciou funções com visitas às escolas

A nova vereadora da Educação da Câmara de Condeixa-a-Nova, Ana Manaia, que iniciou funções recentemente, realizou, na terça-feira (23), um conjunto de visitas às escolas do concelho para conhecer a realidade do sector que irá tutelar nos próximos quatro anos.

Estou muito bem impressionada com a realidade que encontrei. Estive nas escolas em contacto com os seus coordenadores, professores, auxiliares assistentes operacionais, alunos e pais e encarregados de educação, pois só num ambiente de proximidade é possível fazer uma avaliação das condições em que a Educação é ministrada aos nossos filhos, sobrinhos e netos”, considerou Ana Manaia.

A vereadora visitou, durante a manhã, a Escola Básica N.º1 (Escola Azul) de Condeixa e, de seguida, o Centro Educativo, EB de Condeixa n.º 1 e n.º 3, onde almoçou juntamente com os alunos e o coordenador da escola.

Quem põe em causa a qualidade e a diversidade das ementas escolares só pode ser, quero acreditar, por desconhecimento”, atirou Ana Manaia, assegurando a qualidade da comida que é servida aos alunos no refeitório escolar. “É que, por vezes, cai-se na tentação de apontar erros e falhas sem qualquer contexto ou conhecimento de causa, com o único propósito de servir interesses que não os dos nossos alunos e respectivas famílias”, acrescentou.

Sobre este assunto refira-se que “está em curso um ‘Plano Integrado de Controlo da Qualidade e Quantidade das Refeições Servidas nos Estabelecimentos de Educação e Ensino Públicos’, gerido pela DGESTE que tem como objectivo implementar um trabalho efectivo de acompanhamento, monitorização e controlo do serviço de refeições prestado pelos refeitórios escolares. Um trabalho que se iniciou a 27 de Setembro com os primeiros resultados a serem bastante positivos”, refere a vereadora.

Da parte da tarde, a nova titular do pelouro da Educação acompanhou, na Escola Básica N.º 3 (Centro Educativo) e no JI de Condeixa N.º 3, os esforços de desinfecção do espaço que se encontra encerrado após terem sido diagnosticados casos de covid-19. A jornada de trabalho terminou no Jardim-de-Infância do Bairro do Ciclo, onde Ana Manaia contactou com crianças e a educadora daquele estabelecimento.

Naturalmente que há, como sempre há – e é para isso que aqui estamos – aspectos que podem ser aperfeiçoados e melhorados, mas posso assegurar-vos que a escola pública de Condeixa-a-Nova oferece excelentes condições a todos os nossos alunos, felizmente em número animador, não fossemos nós um dos concelhos mais jovens da região”, refere Ana Manaia.

A vereadora da Educação de Condeixa manifestou ainda “total disponibilidade” para receber e escutar as “necessidades e sugestões” da comunidade educativa no sentido de encontrar as respostas mais adequadas em cada momento.