Coimbra  4 de Dezembro de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Vereadora Ana Bastos vai presidir aos Transportes Urbanos de Coimbra

21 de Outubro 2021 Jornal Campeão: Vereadora Ana Bastos vai presidir aos Transportes Urbanos de Coimbra

O novo Executivo da Câmara Municipal de Coimbra vai votar amanhã (sexta-feira) a proposta para nomear a vereadora Ana Bastos como nova presidente dos Serviços Municipalizados dos Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC).

Na primeira reunião do Executivo, no qual a coligação Juntos Somos Coimbra tem maioria absoluta, será votada a proposta de nomeação para o Conselho de Administração dos SMTUC, em que o presidente da Câmara, José Manuel Silva, propõe que a vereadora Ana Bastos (número três da lista) seja a presidente dos Transportes Urbanos, ficando como vogais os vereadores da coligação Carlos Lopes e Miguel Fonseca.

Já relativamente à delegação de competências no presidente da Câmara de Coimbra, está prevista uma redução do valor para adjudicação de empreitadas e aquisição de bens e serviços, que ficará fixado a 50% do valor máximo previsto na lei, que se situa em 748 mil euros.

Na sexta-feira, será também votado o regimento das reuniões de Câmara, em que fica previsto que estas possam ser descentralizadas e realizadas noutro local do concelho (ao contrário do regimento anterior), que serão transmitidas via ‘online’ e que qualquer vereador, desde que “por motivo de força maior devidamente justificado”, poderá pedir para participar nas reuniões à distância.

No regimento, fica também previsto que “documentos de maior complexidade”, como o Orçamento Anual ou regulamentos, devem ser “disponibilizados com pelo menos cinco dias úteis de antecedência”.

O presidente da Câmara irá também propor que sejam fixados em sete o número de vereadores a tempo inteiro (seis da coligação e um da CDU).

Na reunião, serão também designados os representantes do Município em diversas Assembleias Gerais.

osé Manuel Silva vai representar a Câmara de Coimbra na Associação Nacional dos Municípios Portugueses, parque tecnológico IParque, Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, Águas de Coimbra, Associação RUAS (entidade gestora do bem inscrito como Património Mundial da UNESCO), Instituto Pedro Nunes e Associação de Informática Região Centro.

O vice-presidente da Câmara, Francisco Veiga, representará Coimbra na Associação Portuguesa de Municípios Centro Histórico, Associação Caminhos de Fátima e Rota da Bairrada, entre outros.

Já Ana Bastos representa o Município no fundo Coimbra Viva, Carlos Lopes na ERSUC – Resíduos Sólidos do Centro, Ana Oliveira na Prodeso – Ensino Profissional e na Associação Portuguesa Habitação Municipal, e Miguel Fonseca na Coimbra Mais Futuro e no Mercado Abastecedor de Coimbra (MAC), entre outras.

O novo Executivo é liderado pela coligação Juntos Somos Coimbra (PSD/CDS-PP/NC/PPM/A/RIR/VP), que conta com seis vereadores. O PS, que preside à Assembleia Municipal, tem quatro vereadores e a CDU um.