Coimbra  17 de Abril de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Vereador da CDU defende requalificação da Casa Municipal da Cultura de Coimbra

22 de Maio 2023 Jornal Campeão: Vereador da CDU defende requalificação da Casa Municipal da Cultura de Coimbra

O vereador eleito pela CDU na Câmara de Coimbra defende a requalificação da Casa Municipal da Cultura, assim como de outros edifícios municipais, que carecem de intervenção.

“Este Município tem as várias unidades orgânicas espalhadas por um conjunto vastíssimo de edifícios que estão degradados e a exigir uma intervenção”, afirmou esta segunda-feira o vereador Francisco Queirós, que tem os pelouros das Bibliotecas e Arquivos e Espaços Verdes, entre outros.

Para o vereador da CDU, “é necessário tanto quanto possível avançar para a requalificação”, elegendo a Casa Municipal da Cultura (onde também está a Biblioteca Municipal) como um dos espaços municipais a necessitar de uma “intervenção de fundo”.

“A Biblioteca Municipal recebe centenas e centenas de livros semanalmente, portanto, é fundamental que seja requalificada. Há anomalias, obstáculos, questões de acessibilidade e a necessidade de uma maior eficiência energética. É uma tarefa que temos pela frente”, constatou.

Na resposta, a vereadora com a pasta dos edifícios municipais, Ana Bastos, notou que há “uma degradação contínua, ao longo do tempo”, referindo que está a ser preparada uma candidatura, a ser submetida a um acordo da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) para um financiamento, que será de 40% a 50% do valor.

“É bom, mas não chega e não vamos poder submeter todos os edifícios municipais. Estamos a fazer uma priorização dos edifícios que consideramos mais relevantes”, explicou.