Coimbra  17 de Setembro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

“Verdadeira nobreza” da Rainha Santa consistiu em servir

5 de Julho 2018

O padre Jesus Ramos disse, ontem (05), numa saudação à padroeira de Coimbra, que a “verdadeira nobreza” da Rainha Santa consistiu em “serviço a todos e, de modo especial, aos mais frágeis”.

“O modo como soubestes incarnar (…) o grande princípio evangélico do amor a Deus (…) continua a despertar em muitos a admiração pela vossa figura de mulher, que soube entender, sem se esquecer de ser rainha”, consistir a “verdadeira nobreza” em “atitudes de serviço a todos”, vincou o sacerdote.

Segundo o orador, a “verdadeira nobreza não se encontra na pompa das roupagens e nos requintados banquetes nos grandes salões dos palácios dos filhos de algo”.

Neste contexto, Jesus Ramos louvou “atitudes de serviço a todos e, de modo especial, aos mais frágeis, desde os órfãos e viúvas aos estropiados da vida e aos doentes sem cura (…), tantas vezes jazendo esquecidos pelas ruas ou nos insalubres casebres dos bairros mais pestilentos das cidades”.

“A vida aqui desta multidão dos vossos vassalos e devotos”, disse o padre por ocasião da ida da imagem de Santa Isabel para a «Baixa» de Coimbra, “atesta a confiança e a gratidão que todos continuam a consagrar à memória da soberana (rainha), atenta e dedicada às necessidades do seu povo”, prosseguiu o orador.

Para o padre, a afluência de fiéis à primeira das procissões da padroeira de Coimbra representa “desejo e vontade” no sentido de vê-la “continuar a ser a intercessora celestial dos que persistem em esperar das mãos dela o alívio nos momentos da angústia, do sofrimento e da solidão”.

Foi em nome de quem, “portador de esperança”, se sente atraído pela imagem da padroeira de Coimbra que Jesus Ramos saudou Santa Isabel, “rendido à encantadora serenidade”.

“Entrai na cidade que vos pertence e permanecei nos corações dos que vos aclamam como rainha e como celeste padroeira”, concluiu o sacerdote.

 

 

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com