Coimbra  17 de Abril de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

“Verão com Prevenção” incentiva comportamentos responsáveis na exposição solar

6 de Julho 2023 Jornal Campeão: “Verão com Prevenção” incentiva comportamentos responsáveis na exposição solar

Foi lançada, ontem (5), a nível nacional a edição deste ano do “Verão com Prevenção”. Na região Centro, a campanha tem início hoje, dia 6 de Julho, na Praia de S. Jacinto, em Aveiro. Esta acção, que decorrerá em várias praias fluviais, praias oceânicas e zonas urbanas de cidades, destina-se a crianças entre os seis e os 12 anos e tem como objectivo sensibilizá-las para a adopção de comportamentos responsáveis na exposição solar.

O Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (NRC.LPCC) dará início ao périplo pelos locais da região Centro, nomeadamente praias fluviais, praias oceânicas e zonas urbanas de cidades, já a partir desta quinta-feira, em Aveiro, na Praia de S. Jacinto. O objectivo é sensibilizar, principalmente os mais jovens, para os cuidados a ter numa exposição excessiva e prolongada ao sol, promovendo hábitos saudáveis neste âmbito.

O “Verão com Prevenção” é uma iniciativa do NRC.LPCC, com o apoio dos voluntários da instituição em colaboração com os municípios e as capitanias marítimas. Destina-se ao público em geral, interessado em conhecer mais sobre a exposição solar segura, mas em particular às crianças com idades entre os 6 e os 12 anos. As actividades propostas são de carácter lúdico e pedagógico, abordando temas como as cinco regras de ouro da exposição solar segura e os sinais de alerta para o cancro da pele.

A maioria das acções decorrerá com o apoio de uma unidade móvel (Airstream). Além disso, para participar em iniciativas locais já programadas pelas autarquias e para alcançar praias que não são acessíveis à Airstream, a iniciativa também será realizada em outros locais.

O cancro da pele pode ser detectado precocemente e o principal factor de risco é a exposição aos raios ultravioleta, para os quais existem medidas de protecção. Este é o tipo de cancro mais frequente a nível mundial entre as populações de pele clara e a sua incidência tem aumentado significativamente nas últimas décadas. As estatísticas indicam que, anualmente, surgem em Portugal cerca de 15.000 novos casos de cancro da pele, dos quais 1.500 são melanomas.

Locais da região Centro onde a campanha “Verão com Prevenção” será realizada:

Julho

Dia 6 – Praia de S. Jacinto (Aveiro) – actividades no âmbito das bandeiras azuis, em colaboração com o Município de Aveiro

Dia 10 – Praia da Vieira (Marinha Grande)

Dia 14 – Praia de S. Pedro de Moel (Marinha Grande)

Dia 18 – Praia de S. Pedro de Moel (Marinha Grande)

Dia 22 -Praia do Pedrogão (Leiria)

Dias 23 e 24 – Praia da Vieira (Marinha Grande)

Dia 25 – Largo do Cardal, Pombal (Pombal)

Dia 26 – Parque Verde (Coimbra)

Dia 29 – Praia da Costa de Lavos (Figueira da Foz)

Dias 29 e 30 – Praia de Poço de Corga (Castanheira de Pera)

Dia 31 – Praia de Quiaios (Figueira da Foz)

Agosto

Dia 1 – Praia da Vagueira (Vagos)

Dias 2 e 3 – Praia do Furadouro (Ovar)

Dia 5 – Praia Fluvial de Peneda (Góis)

Dias 4 a 6 – Praia da Barra (Ílhavo)