Coimbra  1 de Março de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Vera Cunha tomou posse como presidente da ESTGOH

5 de Fevereiro 2021 Jornal Campeão: Vera Cunha tomou posse como presidente da ESTGOH

A docente Vera Cunha tomou posse, na quinta-feira (04), como presidente da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Coimbra (ESTGOH-IPC), em Oliveira do Hospital, durante os próximos quatro anos.

Foi numa cerimónia pautada pela ausência da comunidade educativa, face à situação de pandemia e ao cumprimento das orientações da Direcção Geral de Saúde, que a nova responsável pela ESTGOH afirmou que quer “continuar a melhorar e a crescer no Interior, num território que agregue as pessoas que fazem parte da instituição e todas as entidades externas à escola”.

Vera Cunha recordou o percurso daquele estabelecimento de ensino superior, marcado “por grande oscilação” e a envolvente do ensino superior que é complexa, assinalada pela redução de financiamento, dificultada pelas assimetrias regionais e agravada pelas questões demográficas.

“Estes desafios exigem respostas concretas e coerentes”, disse a responsável, garantindo que a estratégia da escola passa por várias questões relevantes, entre elas, o reforço do papel da ESTGOH no contexto regional, a estabilização da oferta formativa, a aposta na investigação como um factor de competitividade, a formação de jovens e dinâmicas de internacionalização”. Para tal, refere, “foi traçado um plano global de acção com compromissos assumidos no ensino, na investigação, na afirmação e no desenvolvimento regional, e que passam por uma escola mais coesa, comunicativa, competitiva e participativa”.

Vera Cunha referiu-se, ainda, à celebração dos 20 anos de existência da escola, que se assinalam este ano, e à necessidade de novas instalações e de alojamento para estudantes deslocados.