Coimbra  4 de Julho de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Vencedores do Campeonato Nacional das Profissões recebem diplomas

24 de Novembro 2016 Jornal Campeão: Vencedores do Campeonato Nacional das Profissões recebem diplomas

(Na foto: Flávio Pereira, Suzana Dias e Bruno Dias)

Doze jovens medalhados da região Centro no Campeonato Nacional das Profissões receberam, hoje, no novo auditório do Serviço de Formação Profissional de Coimbra, os seus diplomas, perante uma plateia cheia de formadores, jurados e colegas.

Os formandos vencedores, do Centro de Emprego e Formação Profissional de Coimbra, Águeda, Aveiro e Guarda, da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra e do CENFIM da Marinha Grande, participaram nas profissões de Multimédia – Animação 2D e 3D; Multimédia – Animação Vídeo; Fresagem SNC; Cozinha; Serviço de Mesa e Bar; Refrigeração e Climatização; Pastelaria; Esteticismo; Electricidade e Instalações e Electromecânica Industrial.

Na edição deste ano do Campeonato Nacional das Profissões, que decorreu em Coimbra, foram medalhados 50 jovens, alguns deles que estão, agora, em vésperas de embarcar em aventuras maiores: os campeonatos europeus e mundiais. Portugal participa, este ano, em 18 das 35 categorias no Campeonato Europeu, que vai decorrer em Gotemburgo, na Suécia, entre 01 e 03 de Dezembro.

Conceição Matos, directora do departamento de formação profissional, realçou a “aposta do Instituto de Emprego e Formação Profissional nesta competição desde há 66 anos”, porque acredita “na excelência dos participantes”. “Acreditamos que somos tão bons ou melhores do que os outros e mesmo com condições diferentes de outros países, mostramos que somos bons e que conseguimos ganhar com trabalho, esforço e dedicação aos nossos sonhos e objectivos”, adiantou.

Segundo António Francisco, director do Centro de Emprego de Coimbra, esta foi uma sessão para “reconhecimento público do desempenho, mérito, empenho e excência da formação profissional”.

Já Alberto Costa, delegado regional do Centro, salientou que os bons resultados alcançados no Campeonato Nacional das Profissões, que este ano se realizou em Coimbra, “resultam de muito trabalho e esforço de muitas pessoas e entidades”, explicando que “tem havido um significativo consenso nacional de que a formação profissional tem um papel fundamental no desenvolvimento e formação das pessoas, quer como cidadãos e como profissionais abrangentes, adaptáveis e flexíveis”.

O objectivo passa por “estimular a obtenção de qualificações, mostrar a relevância do ensino profissional e ajustar a formação às necessidades das empresas e às condicionantes da sociedade”, afirmou o responsável pela zona Centro.

A sessão serviu, também, para desejar “boa sorte” aos jovens que alcançaram o primeiro lugar no Campeonato Nacional e que se preparam, agora, para o Campeonato Europeu. São eles: Bruno Dias (Refrigeração e Climatização); Suzana Dias (Esteticismo); Flávio Pereira (Fresagem SNC) e Luís Silva (Cozinha).