Coimbra  24 de Outubro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

“Velhice e sociedade” é o novo livro de Carlos de Sá Furtado

29 de Novembro 2018

Carlos de Sá Furtado, catedrático jubilado da Universidade de Coimbra, apresentou, hoje, na Casa Municipal da Cultura de Coimbra, o seu livro “Velhice e dociedade”, que retrata a terceira idade e a evolução da sociedade desde os tempos da pré-História até à actualidade.

Ao longo de cinco capítulos, distribuídos por 224 páginas  e com bastante informação, a obra é sustentada numa bibliografia vasta, que Carlos de Sá Furtado estudou durante cerca de dois anos. No livro, o autor dá a conhecer como é retratada, vista e acarinhada a terceira idade e a sociedade desde os primórdios da vida até aos nossos dias.

A obra, da editora Lápis de Memórias, foi apresentada por Maria do Rosário Gama, ex-presidente da APRe! – Associação de Aposentados, Pensionistas e Reformados, que abordou os três grandes temas “que mais preocupam actualmente e que ocorreram, também, ao longo da História”, afirmou.

Assim, a professora e ex-presidente da Escola Secundária de D. Maria, focou-se nas questões: “com que idade é que se era considerado idoso, desde o início dos tempos?”; “como é que as famílias trataram os idosos ao longo da História?” e, também, “como é que as instituições responderam às necessidades dos mais velhos?”.

“Não existe em Portugal um livro de análise sobre este tema ao longo da História e com este nível de aprofundamento”, salientou Maria do Rosário Gama.

Carlos de Sá Furtado, doutorado em Física e em Engenharia Electrotécnica, apresenta nesta obra uma viagem pela velhice e pela evolução da sociedade ao longos dos tempos, mostrando como tem sido vista pela comunidade, que sofreu inúmeras mudanças.

“Ao longo da História a sociedade mudou muito, desde o grau de riqueza das pessoas, ao tipo de família que era bastante variada…as sociedades são muito diferentes e muitas mais avançadas do que a portuguesa”, salientou.

O autor realçou ainda que a obra “é uma pequena contribuição para se continuar a estudar estes temas”, até porque, explicou, “a velhice e estas evoluções são problemas cada vez mais presentes na sociedade e em português não há muito publicado sobre isto”.

O livro “Velhice e sociedade” é “para todos os que querem aprender mais sobre estas temáticas”, concluiu Carlos de Sá Furtado.

Velhice e Sociedade - Carlos Sá Furtado

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com