Coimbra  17 de Maio de 2022 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Vale a Pena Ver(de) Novo regressa no Dia Mundial da Árvore e da Floresta em Mira

18 de Março 2022 Jornal Campeão: Vale a Pena Ver(de) Novo regressa no Dia Mundial da Árvore e da Floresta em Mira

Com uma expressiva tradição florestal, o Município de Mira volta a comemorar o Dia Internacional da Árvore e da Floresta com mais uma edição do “Vale a Pena Ver(de) Novo”.

Em 2022, para as escolas do 1.º e 2.º ciclo, a actividade decorrerá no Pinhal da Gândara de Portomar, dando continuidade às plantações realizados em 2018 e 2019 para requalificar um espaço florestal degradado pelo fogo. Para os jardins-de-infância e pré-escolas de Mira, será feita a entrega de plantas fruteiras herbáceas e de sacos de substrato onde, alunos e professores vão proceder à respectiva plantação.

Na nona edição esta acção de educação ambiental, sob o lema “recuperar ecossistemas”, integra o Programa Bandeira Azul de Mira e o Plano Municipal de Defesa da Floresta contra Incêndios de Mira, no eixo estratégico da “redução da incidência dos incêndios”, cujos principais objectivos são: sensibilizar e educar a população; requalificar um espaço degradado e realizar manutenções de plantações anteriores; multiplicar o conhecimento sobre plantações e seus benefícios, tal como das causas dos incêndios e suas motivações.

Conta com o reconhecido e continuado apoio dos Agrupamentos de Escolas de Mira, seus alunos, professores e auxiliares, das Eco-Escolas de Mira, Bombeiros Voluntários, GNR-SPNA, ICNF, Sapadores Florestais e Juntas de Freguesia que, durante o dia 21 de Março, irão fazer a plantação de sobreiros e pinheiros-mansos naquela zona fustigada pelo fogo.

As plantas florestais e frutícolas escolhidas para ornamentar a paisagem e as escolas foram fornecidas com o apoio de viveiristas da região (Ria Garden e Sotiplanta) e os substratos pela empresa Leal & Soares.