Coimbra  24 de Setembro de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Vai ser reposto o busto de Baden-Powell em Santa Clara

11 de Junho 2021 Jornal Campeão: Vai ser reposto o busto de Baden-Powell em Santa Clara

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra vai proceder à reposição do busto de Baden-Powell, amanhã, dia 12, pelas 12h00, depois de ter sido vandalizado em Junho de 2020.

O Corpo Nacional de Escutas, através da Junta Central (direcção nacional) e da Junta Regional de Coimbra, congratula-se com a reposição do busto que está na Rotunda de Jericó, em Santa Clara.

A CM de Coimbra, com o apoio da Junta de Freguesia de Santa Clara e Castelo Viegas, e dos escuteiros do Agrupamento 162 Santa Clara, vem repor a homenagem que ali se presta há mais de quinze anos ao Fundador do Movimento Escutista com a escultura do artista Armando Martinez.

O evento contará com a presença do presidente da Câmara de Coimbra, Manuel Machado, do presidente da Junta de Freguesia de Santa Clara e Castelo Viegas, José Simão, do chefe Nacional do Comissão Nacional de Eleições, Ivo Faria e do chefe Regional de Coimbra, Luís Coelho.

O chefe Regional de Coimbra considera a reposição da obra “uma atitude de extrema importância para repor a verdade e justiça”, classificando como “mais que merecida” a homenagem ao homem que fundou este movimento que “promove a tolerância e solidariedade em todo o mundo”.

O Movimento Escutista é uma organização mundial presente em 224 países e territórios, que desde 1907 vem a formar milhões de crianças e jovens numa perspectiva de promoção da diversidade e inclusão, divulgando até programas pedagógicos que incutem valores de combate ao racismo, à discriminação, à desigualdade e à injustiça.