Coimbra  28 de Outubro de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Vai ser desenvolvida uma monografia sobre o Comando Distrital de Coimbra da PSP

19 de Agosto 2021 Jornal Campeão: Vai ser desenvolvida uma monografia sobre o Comando Distrital de Coimbra da PSP

O Executivo da Câmara Municipal (CM) de Coimbra aprovou, na sua reunião de segunda-feira, a celebração de um protocolo de colaboração entre a autarquia, a Polícia de Segurança Pública (PSP) e a Universidade de Coimbra (UC) para a produção de uma monografia sobre a história do Comando Distrital de Coimbra da PSP e a sua relação com a Câmara Municipal, desde o último quartel do século XIX até à actualidade. A autarquia vai apoiar financeiramente a produção da monografia com o montante de 30 mil euros. O livro, que será editado em formatos ebook e papel, deverá estar concluído no final de 2022.

A monografia sobre a história do Comando Distrital de Coimbra da PSP será realizada por investigadores do Centro de Estudos Interdisciplinares da UC, do Departamento de História, Estudos Europeus, Arqueologia e Artes da Faculdade de Letras da UC (João Paulo Avelãs Nunes, António Rafael Amaro e Joana Ricarte), e deverá incidir sobre temas como a segurança, tranquilidade e ordem pública, presença territorial e áreas de responsabilidade, instalações policiais, pessoas que trabalharam na PSP e apoio social e efectivo.

Um trabalho de manifesto interesse público, que deve recolher, compilar, sistematizar e apresentar toda a informação que se consiga obter sobre a presença da PSP no distrito de Coimbra, nomeadamente através de notícias de jornais e outras publicações, documentos oficiais, testemunhos pessoais, entre outros.

O objectivo passa por registar e perpetuar a valorização histórica e social desta força de segurança secular, bem como a importância da sua relação com a Câmara Municipal ao longo dos últimos quase 150 anos. A obra constituirá um trabalho de base científica, formalizando a produção final de um livro, em edição conjunta da CM de Coimbra, Imprensa da UC e Centro de Investigação do Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna.