Coimbra  25 de Fevereiro de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Vacinação de idosos residentes em instituições está a decorrer em Pombal

22 de Janeiro 2021 Jornal Campeão: Vacinação de idosos residentes em instituições está a decorrer em Pombal

Está a decorrer, no concelho de Pombal, a vacinação contra a covid-19 de profissionais e residentes em Estruturas Residenciais para Idosos (ERPIS), numa operação em que serão ministradas cerca de 2 000 vacinas.

O processo de vacinação, coordenado pelo Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Pinhal Litoral, teve início esta quinta-feira, 21 de Janeiro, estando a cargo de duas equipas móveis constituídas por enfermeiras do Centro de Saúde de Pombal. Este sábado, dia 23, a operação será reforçada com mais três equipas de enfermagem.

A ministração da primeira dose da vacinação, de acordo com o protocolo estabelecido pelas autoridades de saúde, decorre em todas as ERPIS do concelho de Pombal de Instituições Particulares de Solidariedade Social ou privadas, sem surtos activos de SARS-CoV-2.

Nesta situação estão identificadas seis instituições que receberão as equipas de vacinação numa segunda fase, quando forem abrangidos, igualmente, os utentes de outras valências como centros de dia.

O Município de Pombal, através do seu Pelouro de Desenvolvimento Social e Saúde, está a acompanhar e a colaborar neste processo de vacinação, assegurando designadamente o transporte das respectivas equipas de enfermagem e o fornecimento de refeições.