Coimbra  24 de Outubro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

V Congresso Internacional de Riscos tem lugar na Faculdade de Letras da UC

12 de Outubro 2020 Jornal Campeão: V Congresso Internacional de Riscos tem lugar na Faculdade de Letras da UC

Desta segunda-feira (12) até 16 de Outubro, a Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC) acolhe o V Congresso Internacional de Riscos, realizado tanto presencialmente, como através de transmissão online. Os Congressos Internacionais de Riscos, organizados pela Associação RISCOS, constituem uma das mais importantes reuniões científicas da actualidade sobre o tema dos riscos, nas suas diversas especialidades.

Este ano, o congresso abordará temas emergentes como a educação para o risco, os incêndios, as alterações climáticas e a evolução da crise pandémica covid-19, sob o tema “Contributos da ciência para a redução do risco – agir hoje para proteger o amanhã”.

Reconhecendo o crescente impacto das crises e a sua complexidade em vastas áreas do globo, a redução dos riscos de catástrofes e a construção de sociedades mais resilientes constituem objectivos do Quadro de Acção de Sendai 2015-2030.

Para além de comunicações de oradores nacionais e internacionais, o programa geral inclui uma exposição sobre meios técnicos e equipamentos de protecção e socorro usados em operações de emergência e protecção civil, com demonstração de capacidades em intervenções de apoio de emergência, e cinco visitas técnicas destinadas a observar diferentes manifestações de outros tantos tipos de riscos, mas que foram canceladas, devido às restrições impostas pela pandemia. O programa contará, ainda, com apresentações de livros e com um curso intensivo pós-congresso sobre a Plataforma TerraMA.

Luciano Lourenço, presidente da Comissão Organizadora, certifica que “o V Congresso Internacional de Riscos vai colocar claramente a Associação RISCOS e a Universidade de Coimbra no roteiro de investigação e divulgação científicas de grande qualidade. O tema dos Riscos – sejam naturais, antrópicos ou mistos – é de grande relevo num momento marcado pelas discussões sobre a covid-19, ou sobre o ainda relevante ciclone IDAI, que afectou Moçambique em Março de 2019 e deixou marcas que ainda se fazem sentir, já que, num contexto quase diário, somos directamente confrontados com situações de catástrofes que põem em causa a nossa sobrevivência, destroem comunidades ou afectam as suas infraestruturas e causam graves traumas sociais e psicológicos”.

O evento, que conta com mais de 200 participantes nacionais e internacionais, entre eles diversos agentes de protecção civil, contará ainda com a entrega dos Prémios Ciência 2019, Operacionalidade 2018-2020 e Melhor Poster do Jovem Investigador.

O V Congresso Internacional de Riscos é organizado pela Associação Portuguesa de Riscos Prevenção e Segurança (RISCOS), em colaboração com a Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC) e o Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território (CEGOT) e com a colaboração e participação de diversos agentes de protecção civil, designadamente da Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANEPC), da Escola Nacional de Bombeiros (ENB), do Serviço Regional de Protecção Civil da Madeira (SRPC-RAM) e do Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA).