Coimbra  23 de Setembro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Utentes de Penacova descontentes com falta de transportes

14 de Junho 2020 Jornal Campeão: Utentes de Penacova descontentes com falta de transportes

Os utentes de Penacova da TRANSDEV vão manifestar o seu descontentamento pela falta de transporte, na próxima terça-feira, dia 16, pelas 09h00, em Coimbra, junto à empresa de autocarros de passageiros.

“É urgente e necessário recolocar as carreiras na estrada para que as pessoas possam voltar ao trabalho”, refere a Comissão de Utentes dos Transportes Públicos de Penacova, considerando que “apesar do desconfinamento e de muitos trabalhadores quererem voltar ao trabalho, a TRANSDEV continua com quase todas as carreiras suspensas e os trabalhadores em lay-off, embora esteja a vender passes para carreiras que nem sequer repuseram e para outras em que as camionetas são escassas e deixam os passageiros em terra”.

“Mesmo as carreiras que a empresa anuncia como estando em funcionamento, não se realizam todas, deixando as pessoas numa incerteza permanente e não permitem a quem vá trabalhar que possa cumprir o horário de trabalho de 8 horas. Também as freguesias do alto concelho de Penacova continuam completamente desprotegidas”, denuncia a Comissão de Utentes.

Refere-se, ainda, que “as carreiras que serviam Lorvão, sede de freguesia, foram todas suspensas e assim se mantêm, apesar de terem vendido os passes para a carreira da beira-rio, obrigando as pessoas a irem a pé ou à boleia para a Rebordosa”.

Os utentes desta carreira promoveram um abaixo-assinado, com inúmeras assinaturas, que dirigiram à Câmara Municipal, Junta de Freguesia, TRANSDEV e CIM-Região de Coimbra, onde exigiam a reposição da carreira, mas até hoje continuam sem resposta.

“Quem precisar de ir trabalhar meio dia, ir ao médico ou fazer exames, tem que ficar o dia todo em Coimbra, mesmo doente, e depois fazer uma parte do percurso a pé ou ir à boleia para casa”, justifica a Comissão de Utentes.