Coimbra  24 de Setembro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Utentes de Penacova com garantias de reposição de transportes suprimidos

16 de Junho 2020 Jornal Campeão: Utentes de Penacova com garantias de reposição de transportes suprimidos

As carreiras de transporte de passageiros mais necessárias no concelho de Penacova podem vir a ser repostas dentro em breve, anunciou hoje a Comissão de Utentes dos Transportes Públicos.

Uma delegação da comissão de utentes com cerca de duas dezenas de elementos reuniu na manhã de hoje, em Coimbra, com a empresa Transdev, responsável pelos transportes, para exigir a reposição das carreiras que foram suprimidas durante o período crítico da pandemia da covid-19.

“Recebemos da parte da Transdev uma proposta de novos horários que vem de encontro às necessidades mais urgentes”, refere o porta-voz Eduardo Ferreira, destacando que está previsto a reposição das carreiras de manhã, hora de almoço e tarde para a freguesia do Lorvão.

Salientou ainda que, em Friúmes e Travanca do Mondego, as pessoas também compraram passe mensal e estão sem transporte, pelo que a melhoria de oferta nestas localidades poderia contribuir para uma menor lotação das outras carreiras, ajudando a cumprir as orientações da Direcção Geral da Saúde.

“A proposta [da Transdev] ainda é insuficiente, mas aceitámos que as reposições sejam progressivas”, frisou Eduardo Ferreira, referindo que, agora, só falta o entendimento da empresa com a Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra, que é a autoridade de transportes de passageiros intermunicipal.

Segundo o porta-voz da Comissão de Utentes dos Transportes Públicos de Penacova, existe “alguma dificuldade de entendimento entre a Transdev e a CIM, mas as partes têm de se entender porque existem direitos”.

“Logo que a CIM validar os horários, foi-nos dito que em 24 horas as carreiras estão a circular, o que nos satisfaz bastante”, acrescentou Eduardo Ferreira, salientando que, ainda hoje, a CIM Região de Coimbra será contactada para dar andamento ao processo.

A comissão lamenta que a Câmara e Juntas de Freguesia de Penacova “não tenham reportado outras necessidades” de transportes da população à empresa responsável, “que já tinha pedido uma reunião com o Município, que só está agendada para segunda-feira”.