Coimbra  27 de Novembro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

USF de Trevim Sol, na Lousã, encerrada devido a caso de covid-19

27 de Agosto 2020 Jornal Campeão: USF de Trevim Sol, na Lousã, encerrada devido a caso de covid-19

A Unidade de Saúde Familiar Trevim Sol, que fica localizada no Centro de Saúde da Lousã, está encerrada, até domingo (30), devido a um dos profissionais de saúde ter testado positivo para a covid-19.

Segundo um aviso afixado hoje no átrio do edifício, o piso debaixo onde está a localizada a USF permanecerá encerrado até 30 de Agosto “por motivos de higienização das instalações”. Já o piso onde funciona o Centro de Saúde e a Unidade de Saúde Familiar Serra da Lousã, como tem “um circuito de acesso distinto, encontra-se a funcionar normalmente, sem prejuízo de vigilância pela autoridade de saúde”.

A informação foi confirmada, esta tarde, pela Câmara Municipal da Lousã na sua página de Facebook e, igualmente pela Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC), que teve confirmação da Autoridade de Saúde do Pinhal Interior Norte.

Quanto ao caso positivo, os restantes profissionais da unidade foram já testados, aguardando-se os resultados.

“A actividade da USF, que se encontra instalada no Centro de Saúde da Lousã, está temporariamente suspensa por motivos de precaução, estando a autoridade de saúde a proceder às necessárias diligências, designadamente à testagem de contactos”, afirma a ARSC à agência Lusa.

Segundo o comunicado, no próximo sábado (29), será realizada a desinfecção do Centro de Saúde.

A USF Trevim Sol vai manter-se “sem a consulta de atendimento permanente a funcionar, podendo os utentes recorrer ao Serviço de Atendimento Básico (SUB) do Centro de Saúde de Arganil”, segundo a ARS do Centro.

Quanto a tratamentos pré-agendados e consulta aguda, os utentes poderão recorrer à USF Serra da Lousã, que irá assegurar alguns desses serviços essenciais.

“No domingo, dia 30, esta consulta [atendimento permanente] voltará a funcionar”, informa, indicando ainda que “a autoridade de saúde prevê que a USF Trevim Sol retome a sua actividade normal de acordo com as normas e orientações da Direcção-Geral da Saúde na segunda-feira (31)”.