Coimbra  3 de Julho de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Universitários Erasmus organizam jantar para os sem-abrigo de Coimbra

26 de Janeiro 2017 Jornal Campeão: Universitários Erasmus organizam jantar para os sem-abrigo de Coimbra

“Erasmus retorna o favor” é o nome do jantar solidário para com os sem-abrigo, que vai decorrer, hoje, no espaço da Cáritas Diocesana de Coimbra, no Terreiro da Erva, em Coimbra. A iniciativa é organizada por estudantes universitários estrangeiros como forma de agradecimento como foram acolhidos na cidade.

Este evento foi organizado por três estudantes de Erasmus “como forma de agradecimento e reconhecimento à cidade de Coimbra, pelo acolhimento ao longo do tempo em que nela estudaram e residiram”, disse Flávia Rodrigues, do departamento de Relações Públicas da Cáritas.

Segundo a responsável, “como foram bem acolhidos e se aperceberam de contextos de pobreza na ‘Baixa’ da cidade, estas jovens tiveram a ideia e lançaram o repto a outros estudantes, que aderiram à iniciativa”, adiantou.

A iniciativa envolve 20 estudantes estrangeiros, que irão confeccionar pratos das suas nacionalidades para o jantar que será servido a cerca de 40 pessoas sem-abrigo.

Os estudantes envolvidos são de nacionalidades tão diferentes como França, Espanha, Holanda, Polónia, Itália, Alemanha, Brasil, Suíça, Reino Unido, Ucrânia, Rússia, Jugoslávia, República Checa e Angola.

“Uma vez que muitos de nós voltaremos para casa agora e vamos deixar comida, cobertores e outras coisas, em vez de apenas desperdiçar, a ideia é doar àqueles que precisam mais que nós”, referem as organizadoras, numa publicação do Facebook da Cáritas Diocesana de Coimbra.