Coimbra  20 de Outubro de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Universidades de Coimbra e do Namibe acordam cooperação académica e científica

1 de Julho 2021 Jornal Campeão: Universidades de Coimbra e do Namibe acordam cooperação académica e científica

A Universidade de Coimbra (UC) estabeleceu um acordo de cooperação académica, científica e cultural com a Universidade do Namibe (UNIMBE), em Angola.

O protocolo, que foi assinado, esta quarta-feira (30), pelo vice-reitor da UC para as Relações Externas e Alumni, João Nuno Calvão da Silva, e pela reitora da UNIMBE, Carmen Van-Dúnem Santos, pretende “alargar os fortes laços de cooperação da Universidade de Coimbra com instituições de ensino superior do espaço lusófono”.

Este acordo contempla o “intercâmbio de estudantes, docentes e técnicos, a participação conjunta em seminários, colóquios, conferências, congressos e outros eventos de índole académica, a criação e realização de cursos conjuntos de graduação e pós-graduação, e o desenvolvimento de projectos de investigação científica e aplicada”, refere a UC.

“Na senda de outras importantes parcerias estabelecidas nos últimos anos, como a que permitiu que altos magistrados angolanos recebessem formação na UC, o acordo hoje celebrado com a UNINBE vem fortalecer a ligação centenária da Universidade de Coimbra a Angola”, afirma o vice-reitor João Nuno Calvão da Silva.

“Este é mais um passo para reforçar a centralidade da Universidade de Coimbra no mundo e, em particular, no espaço da língua portuguesa”, sustentou.

A cerimónia de assinatura do acordo de cooperação contou também com a presença do Governador do Namibe, Ancher Mangueira, do Embaixador de Angola, Carlos Fonseca, e do presidente do Grupo Parlamentar de Amizade Portugal-Angola, António Maló de Abreu.