Coimbra  24 de Fevereiro de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Universidade de Coimbra tem banco com energia solar que carrega telemóveis

26 de Janeiro 2024 Jornal Campeão: Universidade de Coimbra tem banco com energia solar que carrega telemóveis

Um banco inteligente que carrega telemóveis e outros dispositivos electrónicos a partir da energia solar foi instalado pela Universidade de Coimbra (UC) para assinalar o Dia Internacional da Energia Limpa.

A Reitoria da UC adiantou que a iniciativa é destinada a consciencializar a comunidade da importância das soluções energéticas alternativas, eficientes e sustentáveis, e visa igualmente reforçar a sua atuação ao nível dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Na data em que se comemora pela primeira vez o Dia Internacional da Energia Limpa, 26 de Janeiro, a Universidade lança a terceira e última iniciativa de uma campanha designada “Juntos Ajudamos a Proteger o Futuro”, ao instalar o seu primeiro banco inteligente na entrada da Faculdade de Economia.

“Dotado de uma tecnologia baseada no efeito fotoeléctrico, que converte luz solar em electricidade, este banco é energeticamente autónomo. Através da energia solar fotovoltaica (…), a peça de mobiliário urbano permite o carregamento de telemóveis e de outros dispositivos electrónicos através de ligação USB ou ‘wireless’ (sem fios)”, informou a UC.

Este banco inteligente “junta-se a dezenas de outras iniciativas que têm permitido que a Universidade de Coimbra se venha destacando, nos últimos anos, como a instituição de ensino superior mais sustentável de Portugal”.

A UC salienta que esta classificação foi “revalidada nas edições mais recentes dos prestigiados Quacquarelli Symonds World University Rankings: Sustainability 2024 e Times Higher Education Impact Rankings 2023, tendo este posicionado a UC no 29.º lugar a nível mundial”.

“No caso concreto do cumprimento do ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis, a UC foi considerada a 37.ª melhor instituição do mundo na edição de 2023 do Times Higher Education Impact Rankings, destacando-se pela resposta dada aos desafios da internacionalização e património, mas também pela promoção de acções de sensibilização para a importância da redução da pegada ambiental”, acrescenta a Reitoria.

A instalação de sistemas fotovoltaicos em todos os edifícios da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCTUC), no Polo II da UC, “foi uma das medidas essenciais neste processo”.

“Actualmente, os mais de 2.100 painéis instalados permitem a redução anual de toneladas de emissões de CO2, contribuindo para a diminuição da pegada carbónica da UC”.

A campanha “Juntos Ajudamos a Proteger o Futuro” foi lançada em Setembro de 2023 para demonstrar, através de acções concretas, como a UC e a sua comunidade contribuem para os ODS da Agenda 2030 das Nações Unidas.