Coimbra  18 de Outubro de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Universidade de Coimbra reforça laços com Moçambique

4 de Outubro 2021 Jornal Campeão: Universidade de Coimbra reforça laços com Moçambique

A Universidade de Coimbra (UC) e o Ministério da Justiça, Assuntos Constitucionais e Religiosos (MJACR) de Moçambique assinaram, hoje (4), um memorando de cooperação académica, científica e cultural.

O protocolo, celebrado na Sala do Senado da Reitoria da UC, no decorrer da conferência internacional “(Acesso à) Justiça e Digitalização: desafios pós-pandemia”, vem reforçar os laços da relação de proximidade da UC com instituições governamentais e judiciais dos vários países do espaço lusófono.

O memorando de cooperação, assinado pelo vice-Reitor João Nuno Calvão da Silva e pela Ministra Helena Mateus Kida, prevê a realização de acções de formação (e outras actividades consideradas de interesse mútuo) para funcionários do Ministério e operadores de justiça moçambicanos. Segue-se a protocolos similares celebrados nos últimos meses entre a Universidade de Coimbra e parceiros de Angola, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste (entre outros).

“No dia em que se assinala o aniversário do Acordo que pôs fim à Guerra Civil em Moçambique, assinar mais um protocolo para formação de magistrados e funcionários públicos com a presença da Ministra da Justiça deste país é momento de prestígio e que reforça a crescente importância da Universidade de Coimbra no espaço da língua portuguesa”, declara o vice-Reitor da UC para as Relações Externas e Alumni, João Nuno Calvão da Silva.