Coimbra  25 de Abril de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Universidade de Coimbra recebe competição de robótica Bot Olympics

21 de Abril 2022 Jornal Campeão: Universidade de Coimbra recebe competição de robótica Bot Olympics

Realiza-se, deste esta quinta-feira, mais uma edição da Bot Olympics, competição de robótica da Universidade de Coimbra (UC).

Esta 7.ª edição do evento anual decorre no Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC (no Pólo II), até sábado (23), e também na praça central do Alma Shopping, no sábado (23) e domingo (24).

A competição, organizada pelo Núcleo de Estudantes de Engenharia Electrotécnica e de Computadores da Associação Académica de Coimbra (NEEEC/AAC) em parceria com o Clube de Robótica da Universidade de Coimbra (CR/UC), é composta por três provas, para diferentes estudantes, do ensino básico, secundário e superior.

Este evento educativo e formativo, certificado com o Selo Portugal INCoDe 2030, “tem como principal objectivo dar a conhecer o mundo da robótica e a área da engenharia electrotécnica, de uma perspectiva divertida e simples, para cativar os jovens para uma área enorme que é o futuro do mundo que nos rodeia”, explicam os organizadores.

Após um ano de pausa, devido à situação pandémica, a competição de robótica da UC regressa em novos moldes, permitindo aos participantes usufruírem de um fim-de-semana de animação, aprendizagem e novas amizades. Para além dos vários desafios surpresa destinados unicamente para os participantes, no dia 23 de Abril a organização promove no Alma Shopping o programa paralelo Bot Kids, um dia de desafios e demonstrações aberto ao público em geral.

As provas diferem para cada um dos três níveis em competição. Os alunos do ensino básico têm de programar um robô para que faça um percurso definido, sem que colida nas paredes e obstáculos da arena. A prova do ensino secundário tem o mesmo objectivo, sendo a única diferença a programação: os mais velhos fazem-na em C++ e os mais novos por blocos. Já os alunos do ensino superior têm a tarefa mais dificultada: é-lhes exigido que o seu robô percorra várias secções de uma casa onde existe um incêndio até descobrir a origem, uma vela, e apagá-la.

A final das três provas é disputada a 24 de abril, na praça central do Alma Shopping. Mais informações estão disponíveis em https://botolympics.pt.