Coimbra  12 de Abril de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Universidade de Coimbra reabilita antigo Instituto Geofísico

15 de Junho 2023 Jornal Campeão: Universidade de Coimbra reabilita antigo Instituto Geofísico

A Universidade de Coimbra vai investir cerca de 400 mil euros na reabilitação do edifício principal do antigo Instituto Geofísico, para acolher centro de investigação da Faculdade de Economia, referiu a instituição.

As obras, que terão a duração de cerca de cinco meses, têm em vista a reabilitação do edifício situado na avenida Dias da Silva para acolher o CeBER – Centre for Business and Economics Research (Centro de Investigação em Economia e Gestão), referiu a Universidade de Coimbra (UC).

O edifício estava “parcialmente desocupado”, sendo que o espólio do mesmo será assumido pelo Observatório Geofísico e Astronómico da UC, localizado em Santa Clara, explicou.

A empreitada deve-se ao aumento da actividade do CeBER, que funciona em instalações da Faculdade de Economia (FEUC) desde a sua criação, em 2016, referiu.

“Neste momento, a falta de espaço é um grande constrangimento para o seu crescimento, causando restrições à contratação de novos investigadores e ao convite a investigadores convidados para desenvolverem em Coimbra actividades conjuntas com investigadores do CeBER”, realçou a UC.

Segundo a Universidade de Coimbra, um espaço próprio vai permitir “aliviar estas limitações” e potenciar o aumento da actividade daquele centro de investigação, ao mesmo tempo que liberta os espaços actualmente utilizados na FEUC (três salas e parte de uma sala partilhada), “que tem elevadas taxas de ocupação de todos os seus espaços”.

A intervenção tem “pouco impacto patrimonial”, centrada na resolução de problemas e patologias do antigo Instituto Geofísico e desenvolvimento de todas as infraestruturas necessárias, como energia, águas e esgotos, rede informática e climatização, aclarou a UC.