Coimbra  5 de Março de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Universidade de Coimbra promove exposição sobre o primeiro computador nacional

9 de Janeiro 2024 Jornal Campeão: Universidade de Coimbra promove exposição sobre o primeiro computador nacional

No próximo dia 12 de Janeiro, sexta-feira, às 12h00, o Departamento de Engenharia Informática da Universidade de Coimbra (DEI.UC) inaugura no Núcleo Museológico de Informática a exposição “Do ENER ao Espaço”, patrocinada pela Critical Software. A cerimónia terá lugar no DEI, bloco C, piso 4, Pólo II.

A exposição tem como propósito homenagear o ENER 1000, o primeiro computador concebido e produzido industrialmente em Portugal. Este feito foi alcançado pelo grupo que deu origem ao próprio DEI, sob a liderança de António Dias Figueiredo, sendo João Gabriel Silva o coordenador geral do projecto, que contou também com a participação de Carlos Correia e Francisco Fraga, do Departamento de Física.

O projecto ENER teve início em 1980 e, posteriormente, foi lançado no mercado pela Enertrónica. Em 1983, recebeu o 1.º Prémio de Inovação no Encontro Nacional para o Desenvolvimento das Indústrias Eléctricas e Electrónicas (ENDIEL). Evoluindo ao longo dos anos, o ENER 1000 foi substituído em 1985 pela versão aprimorada, o UNIC, comercializado em Portugal pela empresa RIMA, do Porto.

O impacto do projecto foi notável, tendo dado origem ao Xception, um injetor de falhas utilizado para simular rapidamente avarias reais. Esta tecnologia foi aplicada em satélites da NASA e, posteriormente, outras versões foram vendidas às Agências Espaciais Europeia, Chinesa, Brasileira e Japonesa.

Além do DEI, o projecto ENER foi fundamental na criação do CISUC (Centro de Informática e Sistemas da UC) e do LIS-IPN (Laboratório de Informática e Sistemas do Instituto Pedro Nunes). Além disso, influenciou directamente a criação de empresas de renome, como a Critical Software e a Wit Software.