Coimbra  29 de Maio de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Universidade de Coimbra lança Pós-Graduação no Campus da UC na Figueira da Foz

17 de Agosto 2023 Jornal Campeão: Universidade de Coimbra lança Pós-Graduação no Campus da UC na Figueira da Foz

Já estão abertas as inscrições para a nova Pós-Graduação em “Turismo Costeiro, Sustentabilidade e Cultura” que a Universidade de Coimbra (UC) acaba de lançar no Campus da Universidade de Coimbra na Figueira da Foz (CUCFF). A Pós-Graduação será ministrada entre 23 de Setembro e 25 de Maio de 2024.

O principal foco desta formação são as dinâmicas antropogénicas que ocorrem nas áreas costeiras, com destaque para as oportunidades e desafios associados às actividades de lazer e turismo, impulsionando o Blue Growth. Este conceito (Blue Growth) refere-se ao desenvolvimento sustentável do sector marítimo e costeiro, com foco na economia do mar, ou economia azul. Envolve a exploração e gestão de recursos marinhos de forma a garantir benefícios económicos, sociais e ambientais a longo prazo.

Este programa consiste na promoção e criação de valor e o crescimento sustentável da economia azul, focando na investigação e formação nas áreas marinhas e marítimas. Os principais objectivos desta formação incluem a integração das ciências sociais no âmbito das ofertas formativas relacionadas ao sector marítimo e costeiro; a disponibilização de uma oferta pós-graduada inovadora em Portugal, focada nos processos e valores associados aos ambientes aquáticos; e a incorporação, numa formação integrada e inovadora, das dinâmicas antropogénicas destacadas na Estratégia Nacional para o Mar 2021-2030 e no Plano de Acção Litoral XX.

Para se candidatar a esta Pós-Graduação é necessário possuir o grau de licenciado/a ou, na ausência dessa formação académica, apresentar um currículo escolar, científico ou profissional considerado relevante pela equipa de coordenação do curso.

Este curso está integrado no projecto Living the Future Academy. Nesse âmbito a sua frequência é financiada a 100% pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

As inscrições estão abertas até 31 de Agosto e as vagas são limitadas.