Coimbra  22 de Abril de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Universidade de Coimbra lança “Identidade UC” para celebrar 731 anos

27 de Fevereiro 2021 Jornal Campeão: Universidade de Coimbra lança “Identidade UC” para celebrar 731 anos

A Universidade de Coimbra lançou a campanha Identidade UC , criada para celebrar o seu 731º aniversário, que se comemora segunda-feira, dia 01 de Março.

“Uma Ode à esperança, já que a Universidade de Coimbra viveu, resistiu e superou alguns dos momentos mais difíceis de Portugal e do Mundo, incluindo outras situações de saúde pública, como a Peste Negra e a Gripe Pneumónica” – refere a UC.

Num momento em que o país e o mundo enfrentam uma nova crise epidemiológica, a Universidade de Coimbra lança a ‘Identidade UC’, através do website A Nossa Identidade (https://anossaidentidade.uc.pt/).

Com sete vídeos e uma cronologia que ilustra os principais momentos históricos da instituição, a UC espelha de que forma resistiu ao longo dos últimos 731 anos e de que forma ajudou a redesenhar o futuro do país, em importantes áreas como a ação social, investigação, inovação, ensino, saúde e na sustentabilidade.

Na área da Inovação, por exemplo, a Universidade de Coimbra destaca a era dos Descobrimentos Portugueses, em que o conhecimento científico adquirido na UC através de Pedro Nunes teve um papel essencial.

A sustentabilidade é outro dos atributos que fazem parte da Identidade UC e que estão em destaque nesta campanha.

A instituição revela que a história da Universidade de Coimbra é ela própria um exemplo de sustentabilidade, uma vez que o Paço Real, onde nasceram vários reis da primeira dinastia portuguesa, foi construído sobre uma alcáçova islâmica que, por sua vez, foi edificada sobre os vestígios da era romana. E é nesse mesmo espaço que hoje ainda funciona uma parte importante da UC.

A Identidade UC, que dá a conhecer de que forma a instituição participou na história de Portugal, ao ter contribuído para alguns dos momentos mais importantes e desafiantes, tanto no passado, como no presente, é também uma campanha que pretende transmitir um momento de esperança face ao momento actual pandémico que estamos a viver.