Coimbra  15 de Julho de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Universidade de Coimbra dá as boas-vindas a estudantes Erasmus

6 de Fevereiro 2024 Jornal Campeão: Universidade de Coimbra dá as boas-vindas a estudantes Erasmus

Foto: Universidade de Coimbra

 

Na sessão de acolhimento aos estudantes de mobilidade, o vice-Reitor da Universidade de Coimbra (UC), João Nuno Calvão da Silva, dirigiu palavras de encorajamento aos cerca de 600 novos estudantes Erasmus que lotaram, ontem (5), o Auditório da Reitoria da UC. Com um sorriso caloroso, o vice-Reitor iniciou o seu discurso com um conselho simples, mas significativo: “Aproveitem”.

Ao longo da sessão, o responsável pelas Relações Externas e Alumni da UC partilhou a sua própria experiência, enfatizando a importância do intercâmbio. “Mantenho o espírito Erasmus toda a vida”, afirmou, realçando que esta fase será inesquecível para os estudantes. Desde as aulas até às redes de contactos que irão criar, Nuno Calvão da Silva sublinhou a riqueza desta oportunidade.

Numa universidade que acolhe cerca de 20% de estudantes internacionais, o vice-Reitor expressou o seu espanto e alegria pelo número crescente de estudantes que escolhem Coimbra como destino de intercâmbio. “É incrível estar aqui e fazer aqui Erasmus”, afirmou, destacando o ambiente académico e cultural da cidade.

A Universidade de Coimbra testemunhou não apenas a recepção aos novos estudantes Erasmus, mas também a cerimónia de empossamento de Gonçalo Castelo-Branco como embaixador Alumni da instituição.

Com uma paixão inabalável pela investigação, Gonçalo Castelo-Branco partilhou a sua trajectória, destacando como o seu interesse pela música o conduziu a explorar novos horizontes. Recordando os dias em que frequentava um curso de programação e locução na Rádio Universidade de Coimbra, o agora professor catedrático e investigador em biologia celular no Instituto Karolinska, em Estocolmo, Suécia, enfatizou a importância de se aventurar para além dos caminhos convencionais.

“Explorem tudo o que a Universidade vos oferece – que é muito”, exortou o novo embaixador aos presentes, acrescentando que a UC lhe “abriu horizontes” e que o mesmo se aplica aos estudantes Erasmus, caso estejam dispostos a arriscar.

O antigo estudante relembrou com nostalgia os tempos em que se reunia com colegas de todas as regiões de Portugal e também estudantes internacionais em frente à Faculdade de Letras, para tocar, cantar ou realizar serenatas.

A sessão de empossamento e partilha de experiências encerrou com aplausos entusiasmados, enquanto os novos estudantes Erasmus e membros da comunidade universitária absorviam as palavras inspiradoras de Gonçalo Castelo-Branco.