Coimbra  16 de Abril de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Universidade de Coimbra comemora a 01 de Março 730 anos

29 de Fevereiro 2020

A Universidade de Coimbra (UC) celebra, amanhã (01), 730 anos. A data vai ser assinalada com a tradicional cerimónia solene do Dia da Universidade, que decorrerá na Sala dos Capelos, a partir das 10h30, na qual será entregue o Prémio UC ao engenheiro civil, economista e político Carlos Moedas.

A sessão contará com as intervenções de João Caraça, Presidente do Conselho Geral da UC, Carlos Moedas, vencedor do Prémio UC 2020, e de Amílcar Falcão, reitor da UC.

O programa do Dia da Universidade de Coimbra tem vários momentos previstos, entre eles o lançamento do inteiro postal dos CTT evocativo dos 730 anos da UC – na Sala do Senado, após a cerimónia solene; a inauguração da exposição “Leonardo da Vinci: Tornar o Conhecimento Visível” – na Casa das Caldeiras, pelas 18h00; e a realização do concerto “Universis: 730 anos da Universidade de Coimbra” – no Teatro Académico de Gil Vicente, pelas 21h30, e que assinala igualmente o início da 22.ª Semana Cultural da UC.

 

Programa completo

 

10h30 Sala dos Capelos

Cerimónia de Comemoração do Dia da Universidade

  • Intervenção do Presidente do Conselho Geral da Universidade de Coimbra
  • Apresentação do vencedor do Prémio Universidade de Coimbra 2020 por Joaquim Murta, Professor Catedrático da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra
  • Intervenção de Carlos Moedas, vencedor do Prémio Universidade de Coimbra 2020
  • Intervenção do Reitor da Universidade de Coimbra
  • Entrega das cartas doutorais aos novos Doutores
  • Homenagem aos novos jubilados e aposentados
  • Lançamento do inteiro postal dos CTT evocativo dos 730 anos da UC

 

18h00 Casa das Caldeiras

Inauguração da exposição “Leonardo da Vinci: Tornar o Conhecimento Visível”

Promovida pelo Museu da Ciência da Universidade de Coimbra e pelo Exploratório – Centro Ciência Viva de Coimbra, patente de 1 de março até junho.

 

21h30, Teatro Académico de Gil Vicente

“Universis: 730 anos da Universidade de Coimbra”

Concerto de abertura da XXII Semana Cultural da Universidade de Coimbra, pela Orquestra Clássica da Universidade de Coimbra, com estreia de uma peça orquestral inédita do compositor Luís Cardoso, escrita para celebrar os 730 anos da UC.