Coimbra  16 de Junho de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Universidade de Coimbra comemora 727 anos

28 de Fevereiro 2017

O 727.º aniversário da Universidade de Coimbra celebra-se hoje (dia 01), com diversas iniciativas.

O programa começa logo pelas 12h00 com uma missa solene na capela de São Miguel. Segue-se a sessão solene, que está marcada para as 14h30, na sala dos Capelos (Sala Grande dos Actos), na qual os convidados poderão assistir a uma intervenção do professor Ernesto Costa em representação do Conselho Geral da Universidade de Coimbra.

A sessão será, também, marcada pela entrega do Prémio Universidade de Coimbra 2017 a Madalena Victorino, que vai ser apresentada por Rita Marnoto, docente da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

Madalena Victorino irá discursar, apresentando a conferência “As Danças dos Dias”, “diário de um percurso de trabalho sobre o corpo comum, a sua imaginação e a sua luz”.

A cerimónia terminará com a intervenção do reitor da UC, João Gabriel Silva e a entrega das cartas doutorais aos novos doutores, com homenagem aos aposentados e jubilados.

E em dia de aniversário, a UC abre as portas aos futuros estudantes, às crianças entre os seis e os 12 anos, para que fiquem a conhecer melhor a instituição conimbrincense. Para tal, o Turismo da Universidade preparou uma tarde cheia de actividades para os mais pequenos, no âmbito da iniciativa “7 Séculos 7 Histórias 7 Espaços”.

Entre as 13h30 e as 17h00 haverá muito para as crianças, acompanhadas pela sua família, escola ou ATL, para ver e fazer.

O programa passa por diferentes espaços da Alta Universitária, como o Paço das Escolas, Departamento de Física, Jardim Botânico, Instituto Confúcio e Museu da Ciência, onde conta com a colaboração do Observatório Astronómico.

Amanhã (01) será, também, o primeiro dia da 19.ª edição da Semana Cultural da Universidade, que irá ter início com um concerto da Orquestra Académica da UC, no Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV), pelas 21h30.

Este será o segundo espectáculo da recém-criada Orquestra Académica da Universidade de Coimbra, que resulta de uma parceria entre a Tuna Académica da UC em parceria com a Reitoria, e junta actuais, antigos e futuros estudantes da Universidade, bem como docentes e não-docentes, com formação e prática instrumental. Francisco Lacerda, Joly Braga Santos, Zeca Afonso e Gustav Holst são alguns dos autores a ser interpretados pela OAUC. Os bilhetes custam entre cinco e 10 euros.

Depois da Orquestra Académica, na sexta-feira (03) será a altura de Yolanda Soares subir ao palco do TAGV para um concerto onde se junta a ópera ao fado, “com fragmentos de música de todos os recantos do mundo: tango, flamenco e música árabe”.

As receitas desse espectáculo serão redirecionadas para a Plataforma Global de Assistência Académica de Emergência a Estudantes Sírios, lançada pelo antigo Presidente da República Jorge Sampaio.

A Semana Cultural da Universidade de Coimbra (UC) arranca amanhã (01) e estende-se até 28 de Abril, contando com concertos, espectáculos performativos, debates e conferências subordinados ao tema “Quem Somos?”.

 

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com