Coimbra  24 de Outubro de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Universidade de Coimbra celebrou parcerias com três instituições de Cabo Verde

7 de Outubro 2021 Jornal Campeão: Universidade de Coimbra celebrou parcerias com três instituições de Cabo Verde

O vice-Reitor para as Relações Externas e Alumni da Universidade de Coimbra (UC), João Nuno Calvão da Silva, realizou, entre terça-feira (5) e hoje (7), uma visita a Cabo Verde, tendo sido celebradas parcerias entre a UC e três instituições do país.

No âmbito da visita, cujo objectivo passou por analisar “perspectivas futuras de colaboração entre a UC e o país africano de língua oficial portuguesa”, João Nuno Calvão da Silva reuniu com o primeiro-ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva; o ministro da Cultura, Abraão Vicente; a secretária de Estado do Ensino Superior de Cabo Verde, Eurídice Monteiro; a presidente da Biblioteca Nacional de Cabo Verde e a Direcção dos Antigos Estudantes Cabo-Verdianos de Coimbra.

A primeira parceria foi celebrada, na terça-feira (5), com a Caixa Económica de Cabo Verde e tem como objectivo “a prestação de serviços especializados na área da transformação digital financeira, nomeadamente, ciência de dados, segurança do sistema informático, smart contracts e blockchain”, disse a UC.

Já ontem (6), foi assinado um protocolo de cooperação académica, científica e cultural com a Procuradoria-Geral da República de Cabo Verde (PGR-CV), que “prevê a realização de acções de formação e outras actividades consideradas de interesse mútuo para magistrados e funcionários da PGR-CV”, explicou a Universidade de Coimbra.

A terceira parceria, um protocolo de cooperação académica, científica e cultural assinado, hoje (7), com a Universidade de Santiago contempla acções como o “intercâmbio de estudantes, docentes, investigadores e membros do corpo técnico e a participação conjunta em eventos académicos, cursos internacionais, projectos de investigação e actividades culturais”.

João Nuno Calvão da Silva destaca “a importância das parcerias firmadas, num período em que a UC tem estreitado relações com instituições de todo o mundo lusófono e acaba de assumir a presidência da Associação das Universidades de Língua Portuguesa”.

Relativamente à viagem, o vice-Reitor garante que esta foi “breve, mas marcante pela relevância estratégica das reuniões de trabalho, pela importância prática dos protocolos celebrados e, em especial, pela oportunidade de testemunhar o amor por Coimbra dos Antigos Estudantes”.