Coimbra  8 de Dezembro de 2022 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Universidade de Coimbra atribui Doutoramento Honoris Causa a Rui Nabeiro

7 de Junho 2022 Jornal Campeão: Universidade de Coimbra atribui Doutoramento Honoris Causa a Rui Nabeiro

A Universidade de Coimbra (UC), sob proposta da Faculdade de Economia (FEUC), atribui, amanhã (8), o Doutoramento honoris causa ao comendador Rui Nabeiro.

Trata-se da mais elevada distinção atribuída por uma Universidade portuguesa, destinada a cidadãos de indiscutível mérito profissional e de qualidades humanas que constituem uma referência inspiradora para toda a sociedade.

Esta homenagem pública coloca em evidência uma forte sintonia entre os princípios de gestão que se ensinam na UC, em particular nos vários ciclos de estudos da FEUC, e a sua concretização nos processos de liderança empresarial e na dimensão humana das relações de trabalho. Rui Nabeiro é um admirável empreendedor, uma figura de espírito solidário e de grande humanismo, qualidades que soube incutir no grupo empresarial que fundou há mais de seis décadas e que tem projectado uma marca e uma região no plano nacional e internacional.

No acto académico que decorrerá na Sala dos Capelos da UC, pelas 11h00, o percurso biográfico de Rui Nabeiro será elogiado publicamente por António Martins, professor Auxiliar da FEUC, especialista em finanças e fiscalidade empresarial. Por sua vez, o apresentante do doutorando, Carlos Fortuna, sociólogo e professor catedrático jubilado da FEUC, receberá o elogio de Margarida Mano, professora Auxiliar da mesma Faculdade.

A FEUC é uma Faculdade multidisciplinar que oferece quatro licenciaturas (Economia, Gestão, Sociologia, e Relações Internacionais), 12 Programas de Mestrado, 14 Programas de Doutoramento e ainda sete cursos de estudos pós-graduados. O núcleo de Gestão e Administração de Empresas tem dado um contributo muito forte à FEUC, nomeadamente através de projectos de investigação do CeBER (Centre for Business and Economics Research), criado em 2016. A área de Gestão conta com um corpo docente experiente e muito qualificado, que se dedica ao estudo e ensino de especialidades como a Estratégia, Finanças e Contabilidade, Marketing, Comportamento Organizacional e Ética, temas que acompanham o percurso profissional de Rui Nabeiro.

Além da licenciatura em Gestão, importa destacar, do conjunto da oferta formativa, os programas de mestrado em Gestão, em Gestão e Economia da Saúde e em Contabilidade e Finanças, assim como os programas de doutoramento em Gestão de Empresas e em Gestão – Ciência Aplicada à Decisão.

Importa referir, também, um conjunto de cursos orientados para públicos com um perfil empresarial, como são os casos do MBA para Executivos (em processo de acreditação internacional), do Executive Master in Digital Marketing, ou ainda, em parceria com as Faculdades de Farmácia e Medicina, o Curso de Gestão e Direcção em Saúde. Por último, na linha do sentido humanitário e de responsabilidade social sempre evidenciados por Rui Nabeiro, um cidadão que construiu uma “empresa de rosto-humano”, merece ainda destaque na FEUC o curso de pós-graduação em Economia Social – Cooperativismo, mutualismo e Solidariedade. No seu conjunto, actualmente a FEUC conta com mais de 700 estudantes inscritos em cursos na área da Gestão e mais de 1.500 no conjunto das ciências económicas e empresariais.

Esta formação diversificada no domínio da gestão, apoiada em compromissos de formação exigente que se conjugam com imperativos éticos e dinâmicas de internacionalização, são um dos melhores tributos que a Universidade de Coimbra, em geral, e a FEUC, em particular, podem prestar a Rui Nabeiro. Segundo o Director da FEUC, Álvaro Garrido, “o doutoramento honoris causa de Rui Nabeiro é uma honra singular, que reforça as dinâmicas actuais da Escola e que inspira valores éticos e sociais que devemos subscrever na vida académica, nos negócios e na comunidade”.