Coimbra  25 de Abril de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Universidade de Coimbra assinala 734 anos na sexta-feira

29 de Fevereiro 2024 Jornal Campeão: Universidade de Coimbra assinala 734 anos na sexta-feira

A Universidade de Coimbra (UC) celebra na sexta-feira, 1 de Março, o seu 734.º aniversário. A data é assinalada com a cerimónia solene do Dia da Universidade de Coimbra, que decorre na Sala dos Capelos, a partir das 15h00.

A iniciativa inclui a entrega do Prémio UC ao jornalista e empresário Francisco Pinto Balsemão, antigo primeiro-ministro de Portugal (1981-1983), fundador e actual presidente do Conselho de Administração do grupo Impresa.

A sessão solene – transmitida em www.uc.pt/emdireto – vai contar com as intervenções de Isabel Marques Carreira, Professora da Faculdade de Medicina e membro do Conselho Geral da UC [em representação da presidente do órgão, Gabriela Figueiredo Dias], do coordenador da Comissão de Trabalhadores da UC, António Trindade, do presidente Executivo do Santander Portugal, Pedro Castro e Almeida, do laureado com o Prémio UC 2024, Francisco Pinto Balsemão, e do Reitor da UC, Amílcar Falcão. A apresentação do vencedor do Prémio UC será feita por Francisco Veiga, Professor da Faculdade de Farmácia e membro do Conselho Geral da Universidade de Coimbra.

Na cerimónia, que contempla os tradicionais momentos de entrega das cartas doutorais aos novos Doutores e de homenagem aos novos jubilados e aposentados, vai ser pela primeira vez prestado tributo aos novos Professores Eméritos da Universidade de Coimbra, título recentemente instituído para distinguir docentes e investigadores, pela acção e prestígio no campo académico e/ou científico, e pela contribuição para a projeção nacional e internacional da UC.

Vão receber a medalha e diploma nove Professores Eméritos: da Faculdade de Ciências e Tecnologia, Ernesto Costa, Helena Gil, Mário Krüger e Teresa Mendes; da Faculdade de Letras, Carlos Reis e Fernando Catroga; da Faculdade de Medicina; José Nascimento Costa e Manuel Santos Rosa; e da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Luísa Morgado.

O programa do Dia da UC inclui também a inauguração do novo quiosque de atendimento do Turismo UC, no átrio entre os Departamentos de Química e de Física, às 18h00.

Às 21h30, a Orquestra Académica da Universidade de Coimbra sobe ao palco do Teatro Académico Gil Vicente, para interpretar o concerto de abertura da XXVI Semana Cultural da UC, “Vox Symphonica”.