Coimbra  17 de Maio de 2022 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Universidade de Coimbra apoia vítimas da guerra na Ucrânia

3 de Março 2022 Jornal Campeão: Universidade de Coimbra apoia vítimas da guerra na Ucrânia

A Universidade de Coimbra (UC) associou-se a duas iniciativas conjuntas de recolha de donativos financeiros para apoiar os refugiados da guerra. Apelou às contribuições e, também, disponibilizou-se para acolher estudantes e investigadores ucranianos.

Uma das iniciativas é promovida pela aliança EC2U (European Campus of City-Universities), consórcio integrado pela Universidade de Coimbra e mais seis congéneres europeias, e está centralizada na Universidade de Lasi, cidade do nordeste da Roménia (a cerca de 160 km da fronteira com a Ucrânia).

Os donativos podem ser enviados para a conta conjunta com o IBAN RO76BRDE240SV78361832400 (Beneficiário: Fundația Alumni – Universitatea Alexandru Ioan Cuza din Iasi; Código de Identificação Fiscal: 21591880; Banco: BRD – Groupe Société Générale; SWIFT: BRDEROBU; BIC: BRDE).

A outra campanha é dinamizada pela UC em parceria com Embaixada da Moldávia em Portugal, país que partilha cerca de 900 km de fronteira com o sudoeste ucraniano e que – como a vizinha Roménia – tem recebido grandes vagas de refugiados provenientes da Ucrânia. Os donativos em euros podem ser realizados para o IBAN MD14NBPBBP144121A01344QI (Beneficiário: Ministry of Finance of the Republic of Moldova – State Treasury; Código de beneficiário fiscal 1006601000037; Banco: National Bank of Moldova; SWIFT: NBMDMD2X).

Além destas duas iniciativas, a Universidade de Coimbra está à disposição do Governo de Portugal para acolher de forma condigna estudantes e investigadores refugiados de guerra provenientes da Ucrânia, como referido pelo Reitor, Amílcar Falcão, no seu discurso na cerimónia de comemoração do Dia da Universidade, a 1 de Março.