Coimbra  20 de Abril de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Universidade de Coimbra acolhe entrega de prémios de Matemática

7 de Julho 2023 Jornal Campeão: Universidade de Coimbra acolhe entrega de prémios de Matemática

O Departamento de Matemática (DM) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) vai acolher no dia 11 a sessão portuguesa de entrega de prémios do International Mathematical Modeling Challenge (IM2C).

Na edição deste ano, que decorreu entre Fevereiro e Maio, foram seleccionadas para participarem na competição três equipas portuguesas das escolas secundárias da Gafanha da Nazaré e António Damásio (Lisboa). Os estudantes desta última instituição foram distinguidos com Menção Honrosa.

Jaime Carvalho e Silva, docente do DM, é o responsável pelo concurso em Portugal e pela escolha de duas soluções para a competição, no âmbito das actividades associadas ao Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Secundário.

O IM2C é um concurso aberto a todos os países e tem como objectivo promover o ensino de modelação matemática e aplicações a todos os níveis educacionais, baseando-se na convicção de que alunos e professores precisam de experimentar o poder da matemática em contextos realistas. Este desafio foi lançado por uma equipa internacional sediada no Consórcio para a Matemática e suas Aplicações (COMAP), o responsável pela organização anual do evento.

Esta competição internacional é disputada por equipas do ensino não superior, constituídas por quatro alunos e um professor, que durante cinco dias trabalham na solução do problema proposto em cada edição, tendo acesso a todo o tipo de recursos, incluindo calculadoras, computadores, bibliotecas e Internet. Cada equipa tem de produzir uma solução com o máximo de 20 páginas, incluindo uma página destinada à defesa do valor da solução proposta.

Durante os cinco dias, os alunos não podem ter contacto com outras pessoas, incluindo o professor coordenador da equipa. No entanto, é permitido o acesso a toda a documentação que quiserem (que devem referenciar na sua solução). Por cada país podem ser submetidas duas soluções.