Coimbra  24 de Junho de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Unidade Protegida para Alzheimer e Outras Demências chega a Portugal

19 de Setembro 2023 Jornal Campeão: Unidade Protegida para Alzheimer e Outras Demências chega a Portugal

No dia 21 de Setembro, em que se assinala o Dia Mundial do Alzheimer, uma patologia neurodegenerativa de grande prevalência global, é importante avaliar os recursos e inovações disponíveis para enfrentar esta condição. Em Portugal, Viseu assume a liderança ao receber a primeira Unidade Protegida para Alzheimer e Outras Demências (UPAD), criada pela ORPEA, numa residência de séniores.

A UPAD é uma Unidade Protegida para Alzheimer e outras Demências, um espaço especialmente adaptado e seguro, onde os séniores podem desfrutar de diversas actividades, promovendo um ambiente tranquilo e essencial para evitar complicações.

André Rodrigues, médico coordenador da ORPEA em Portugal, destaca a importância das terapias cognitivas e físicas, entre outras, no retardo da evolução da deterioração causada pela doença de Alzheimer. Estas terapias são essenciais para manter um certo grau de autonomia por mais tempo.

A doença de Alzheimer ataca principalmente a memória, a orientação, a percepção visual e a linguagem, comprometendo a autonomia, o bem-estar e a qualidade de vida. Portanto, uma abordagem multidisciplinar e coordenada é crucial para proporcionar um plano de intervenção integral, adaptado às necessidades variáveis de cada fase da doença.

A UPAD em Viseu é um marco no combate a esta doença em Portugal. Com profissionais altamente qualificados e terapias inovadoras, representa um passo significativo na melhoria da qualidade de vida dos séniores afectados.

Além das terapias cognitivas, outras intervenções não farmacológicas como a reminiscência, terapia com animais, videojogos e salas multissensoriais (snoezelen) têm-se mostrado eficazes na promoção da autonomia e qualidade de vida de pessoas com Alzheimer.