Coimbra  24 de Fevereiro de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Unidade Local de Saúde de Coimbra introduz reabilitação perineal a crianças e jovens

30 de Janeiro 2024 Jornal Campeão: Unidade Local de Saúde de Coimbra introduz reabilitação perineal a crianças e jovens

O Serviço de Medicina Física e de Reabilitação (MFR) da Unidade Local de Saúde (ULS) Coimbra deu início recentemente a tratamentos inovadores destinados a crianças e jovens que enfrentam disfunções esfincterianas, necessitando de reabilitação perineal. Esta iniciativa consiste no treino e na reeducação dos músculos do períneo ou pavimento pélvico, localizados na base da bacia, responsáveis pelo suporte aos órgãos pélvicos.

Crianças que apresentam disfunções esfincterianas são geralmente acompanhadas nas consultas de Nefrologia e de Cirurgia Pediátrica. Essas disfunções podem ter um impacto funcional significativo e afectar a qualidade de vida desses pacientes. Em casos seleccionados, a técnica de reabilitação perineal pode contribuir para restabelecer as funções desta região anatómica específica.

A Unidade Pediátrica do Serviço de Medicina Física e de Reabilitação da ULS Coimbra torna-se, assim, pioneira ao oferecer tratamentos de reabilitação perineal em idade pediátrica, integrando-se nas Instituições do Serviço Nacional de Saúde (SNS). Esta abordagem é articulada com outras especialidades médicas que acompanham as crianças nessas situações, promovendo uma colaboração interdisciplinar para melhorar a qualidade de vida dos jovens pacientes.

É importante destacar que a reabilitação perineal em idade pediátrica é uma prática amplamente utilizada há décadas no estrangeiro, sendo recomendada em várias directrizes médicas. Embora em Portugal a reabilitação perineal tenha sido aplicada principalmente em adultos, esta iniciativa representa um avanço ao trazer essa prática para crianças, principalmente as mais jovens, contribuindo assim para uma abordagem mais abrangente e focada na melhoria do bem-estar infantil.