Coimbra  9 de Dezembro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Unidade de Saúde Familiar de Miranda do Corvo está hoje encerrada

27 de Novembro 2019

A Unidade de Saúde Familiar de Miranda do Corvo, distrito de Coimbra, está hoje (27) encerrada por falta de assistentes administrativos.

Os utentes foram surpreendidos com uma informação afixada na porta daquela Unidade, que avisava que as consultas de enfermagem e médicas não podem ser realizadas por falta de assistentes técnicos.

O acesso aos cuidados de saúde em Miranda do Corvo “tem vindo a degradar-se, privando a população de cuidados imprescindíveis e muitas das vezes inadiáveis e obrigando os utentes a terem de recorrer ao Serviço de Urgência do CHUC ou entidades privadas, isto se os utentes tiverem capacidade económica”, disse José Taborda, representante do Município no Conselho da Comunidade do Agrupamento de Centros de Saúde do Pinhal Interior Norte, à agência Lusa.

“A falta de recursos humanos já conduziu a diversas manifestações. Uma vez por falta de médicos, enfermeiros, assistentes operacionais e hoje devido à falta de assistentes administrativos, o que levou ao encerramento total do centro de saúde”, salientou.

Para o profissional de enfermagem, os utentes estão “perante uma instabilidade permanente na unidade de saúde, que é péssimo para todos os intervenientes, utentes e profissionais de saúde”.

Através da rede social Facebook, o Movimento de Utentes do Centro de Saúde de Miranda do Corvo está a apelar a toda a população que marque presença na próxima reunião da Assembleia Municipal, amanhã (28), “como forma de protesto e pressionar quem de direito”.

O PSD de Miranda do Corvo já se pronunciou sobre a situação, recordando que “a Câmara Municipal aceitou a transferência de competências na área da Saúde”, ficando, a partir de Janeiro de 2020, a gestão dos funcionários das áreas não médicas a cargo da autarquia.

Desta forma, esta força política mostra-se preocupada com “o futuro do Centro de Saúde e dos cuidados prestados aos Mirandenses, que se têm vindo a deteriorar”.

 

USF Miranda do Corvo

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com