Coimbra  23 de Julho de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

União Europeia de Triatlo considera que campeonatos em Coimbra foram “dos melhores de sempre”

26 de Junho 2024 Jornal Campeão: União Europeia de Triatlo considera que campeonatos em Coimbra foram “dos melhores de sempre”

Coimbra foi a capital do triatlo internacional durante dez dias, de 14 a 23 de Junho, com a realização de seis campeonatos da Europa das várias vertentes da modalidade. O Campeonato Europeu de Triatlo Multisport, que terminou em ambiente de festa, com o Multisport Weekend Coimbra, atraiu dezenas de milhares de pessoas às margens do Mondego, entre atletas, familiares, organização e público em geral. A União Europeia de Triatlo, entidade responsável por este desporto na Europa, não tem dúvidas: Coimbra foi uma das melhores edições de sempre do evento.

Os campeonatos da Europa de Triatlo contaram com a participação de 2.100 atletas de todo o continente, aos quais se juntaram cerca de 2.500 atletas que participaram no Campeonato Nacional e nas provas abertas do último fim-de-semana. A União Europeia de Triatlo considera mesmo que Coimbra foi uma das melhores edições de sempre do evento.

“Temos o orgulho de afirmar que a edição de 2024 em Coimbra foi uma das melhores que alguma vez tivemos do Festival Europeu de Triatlo Multisport. Cada parte envolvida fez um trabalho fantástico. A polícia, apoiada pelos voluntários, garantiu um percurso seguro aos atletas que pedalaram e correram pela cidade. Todos os percursos foram magníficos, mas o percurso de bicicleta pelo centro histórico de Coimbra, Património Mundial da UNESCO, foi particularmente deslumbrante”, elogia Renato Bertrandi, presidente da ETU – União Europeia de Triatlo.

“O Festival Europeu de Triatlo Multisport em Coimbra foi um evento marcante no nosso calendário de corridas. Ao longo de quase dez dias de eventos emocionantes, organizámos em conjunto com Coimbra seis Campeonatos da Europa, mostrando o que há de melhor no multidesporto”, acrescentou o responsável.

“Organizar um evento deste género não é tarefa fácil, dada a logística complexa e a necessidade de encerramento de estradas. No entanto, com a participação de 32 federações nacionais e cerca de 2.000 atletas, conseguimos alcançar um sucesso notável. Estes números impressionantes destacam a crescente importância e atractividade do festival”, continua o presidente da ETU, concluindo: “Os dez dias de desporto em Coimbra ofereceram aos atletas de toda a Europa uma mistura única de lazer, cultura e excelência atlética. O encanto da cidade e os eventos, meticulosamente planeados, proporcionaram uma experiência inesquecível a todos os participantes”.

Já o director do evento, Ricardo Lacerda, da Multisport, destaca o sucesso da iniciativa, a nível desportivo e não só. E não esconde a ambição de levar para Coimbra um Campeonato Mundial de Triatlo. “O Campeonato da Europa foi uma revolução para a cidade, com as ruas, os restaurantes e os hotéis cheios. Estamos a falar de um evento em que a maior parte das pessoas ficam quatro ou cinco dias. Desportivamente, foi também um enorme sucesso. Tivemos feedback muito positivo de todos os atletas, estrangeiros e nacionais, com rasgadíssimos elogios à organização. Gostaram de tudo, desde os traçados, à race village, aos abastecimentos e à atenção constante que tiveram. Isto é o mais importante para um balanço final”, considera Ricardo Lacerda.

“A parte desportiva claramente foi uma aposta ganha. Tivemos resultados fantásticos, com percursos que foram muito rápidos e possibilitaram bons tempos e com provas em que houve chegadas taco a taco, que deram também muita animação”, explica o director do evento, considerando que a aposta em levar grandes eventos desportivos de triatlo a Coimbra é para continuar e avançando com uma eventual candidatura a um Campeonato do Mundo, o depende da conjugação de vários factores.

 

Fotografia: Câmara Municipal de Coimbra