Coimbra  24 de Julho de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

União das Freguesias de Coimbra apresenta programa de actividades de Verão

31 de Maio 2021 Jornal Campeão: União das Freguesias de Coimbra apresenta programa de actividades de Verão

A União das Freguesias (UF) de Coimbra apresentou, hoje (31), o programa das Actividades de Verão para os jovens da Sé Nova, Santa Cruz, Almedina e São Bartolomeu.

Durante uma semana, nos meses de Junho e Julho, as crianças, entre os seis e 17 anos de idade, vão ter a oportunidade de desfrutar de dias cheios de actividades como passearem e conhecerem mais a cidade de Coimbra, visitarem o Jardim Botânico e o Parque Verde, onde farão actividades lúdicas e de aprendizagem, e ainda irem um dia até à praia, entre outras acções.

A iniciativa é uma parceria entre a União das Freguesias de Coimbra, o Instituto do Apoio à Criança (IAC) e o CLDS Movimentações (Contratos Locais de Desenvolvimento Social de Coimbra).

A primeira semana vai de 21 a 27 de Junho e sendo que durante esta semana ainda se encontram a decorrer as aulas lectivas, a UF de Coimbra decidiu realizar as actividades depois desse horário, das 17h00 às 20h00

O período da segunda semana decorre de 19 a 26 de Julho e preencherá o dia inteiro.

Helena Igreja, coordenadora Técnica do CLDS, afirma que esta semana tem um carácter mobilizador de mudanças onde “todos os dias terá uma temática diferente direccionada para a mobilização de mudanças” onde se pretende trabalhar “a parte da alimentação, ambiente, conhecimento” e também “transmitir às crianças a importância de serem solidários”.

“Brincar é extremamente importante no desenvolvimento das crianças, e através do brincar conseguimos conciliar vários aspectos e ensinar-lhes também determinadas coisas que são importantes ao longo da vida”, afirmou Paula Duarte, coordenadora do IAC mostrando-se satisfeita com a parceria.

A coordenadora afirmou ainda que colaboração é a pensar nas crianças de forma a “proporcionar-lhes momentos únicos” e “fazer com que elas sejam felizes”.

“Sabemos que muitas crianças da nossa freguesia passam por dificuldades e por isso pretendemos estar com elas, brincar com elas e dinamizar aquilo que elas possam sentir, também, ao longo dos seus dias”, acrescentou.

Para cada semana estão disponibilizadas cerca de 30 vagas, no entanto João Francisco Campos, presidente da UF de Coimbra, deixa em aberto, caso sejam preenchidas todas as vagas, a possibilidade de realizar mais semanas.

A participação nas actividades é gratuita e as inscrições já se encontram abertas. Os interessados devem contactar a União das Freguesias de Coimbra através do email: ufcoimbra@gmail.com ou pelo telefone 911710073.