Coimbra  17 de Maio de 2022 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

“Um dia na Casa da Mata” do Choupal inicia amanhã

13 de Março 2022 Jornal Campeão: “Um dia na Casa da Mata” do Choupal inicia amanhã

“Um dia na Casa da Mata” vai ter início amanhã, dia 14 de Março, numa parceria do Município de Coimbra com o Centro de Apoio Social de Pais e Amigos da Escola nº 10 (CASPAE) no âmbito do projeto “Limites Invisíveis”. A primeira actividade vai contar com a presença das crianças que frequentam o estabelecimento de educação pré-escolar de Almedina.

Esta oferta educativa consiste num conjunto de actividades dirigidas às crianças que frequentam os estabelecimentos de educação pré-escolar da rede pública e decorre das 09h00 às 15h00, na Mata do Choupal, em Coimbra.

As actividades, de abordagem pedagógica centrada na criança, possibilitam a construção e consolidação de conhecimentos e competências, não apenas de índole cognitiva, mas também físico motora e socio-emocional, através do apoio à iniciativa e exploração autónoma da criança.

“Pelos caminhos das Mata” é o título desse conjunto de actividades práticas que permitem às crianças realizar percursos na natureza, enquanto exploram e reconhecem diferentes espécies da flora e da fauna e a importância de cada uma delas. No presente ano lectivo foi desenhada uma calendarização a pensar nas necessidades e interesses dos estabelecimentos de educação pré-escolar da rede pública. As marcações são realizadas de acordo com a calendarização disponibilizada pela Câmara Municipal de Coimbra e carecem de pré-inscrição. Cada grupo de crianças deve fazer-se acompanhar da educadora de infância responsável e da/o assistente operacional do jardim-de-infância de origem.

“O protocolo de cooperação relativo a esta parceria foi aprovado na reunião do Executivo municipal de 20 de Dezembro. Este projecto vai, assim, proporcionar actividades de elevada qualidade pedagógica na Mata Nacional do Choupal a cerca de 1090 crianças, de 50 salas, dos estabelecimentos de educação pré-escolar da rede pública do concelho de Coimbra”, enaltece a Câmara Municipal de Coimbra.

O CASPAE fica responsável pelo desenvolvimento do programa de actividades, enquanto a autarquia tem de assegurar toda a logística de refeições e apoiar o transporte das crianças.

O projecto “Limites Invisíveis” resulta do consórcio entre a Escola Superior de Educação de Coimbra, a Universidade de Aveiro (Departamento de Educação e Psicologia) e o CASPAE 10 (Entidade Gestora), com a colaboração do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas.