Coimbra  24 de Junho de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Últimos dias de candidaturas abertas para os prémios cidade+

26 de Julho 2023 Jornal Campeão: Últimos dias de candidaturas abertas para os prémios cidade+

Está prestes a terminar o prazo para as candidaturas à primeira edição dos Prémios Cidade+, uma iniciativa da Associação de Limpeza Urbana (ALU) que visa destacar projectos e acções de relevância no âmbito da limpeza urbana. Os interessados têm até o dia 31 de Julho para submeter as candidaturas e concorrer a prémios em quatro categorias, além de três prémios especiais.

Os prémios Cidade+ foram criados para reconhecer e dar visibilidade a iniciativas que tiveram um impacto significativo a nível nacional ou nas comunidades locais em que foram implementadas. As quatro categorias nas quais os projectos podem concorrer são as seguintes:

  1. Inovação & Conhecimento: voltado para melhorias nos serviços de Limpeza Urbana através da inovação tecnológica e de processos.
  2. Participação Pública & Cidadania: destinado a projectos que contribuam para a prevenção da produção de resíduos, envolvendo a população local.
  3. Estratégia para a sustentabilidade: busca reconhecer iniciativas que tenham impactos positivos na redução do impacto ambiental decorrente da actividade humana.
  4. Equipas Felizes: destina-se a dignificar as profissões relacionadas à Limpeza Urbana e melhorar a sua percepção pública, promovendo um ambiente de trabalho mais valorizado e motivado.

Os vencedores de cada categoria receberão um prémio monetário no valor de 5.000€, além de um galardão que eternizará o reconhecimento de suas contribuições para a limpeza urbana.

Além das categorias principais, os Prémios Cidade+ também incluem três prémios especiais:

  1. Personalidade do Ano: homenageando indivíduos que se destacaram por suas acções e contribuições notáveis na área de limpeza urbana.
  2. Equipamento/Tecnologia do Ano: reconhecendo soluções tecnológicas ou equipamentos inovadores que tenham impulsionado a eficiência dos serviços de limpeza urbana.
  3. Campanha do Ano: destacando campanhas de comunicação e/ou sensibilização relacionadas à limpeza urbana, que tenham sido especialmente impactantes.

Luís Capão, presidente da direcção da ALU, enfatizou a importância desses prémios para impulsionar a inovação e o desenvolvimento sustentável no sector da limpeza urbana, reconhecendo as acções que realmente impactam positivamente a vida dos cidadãos e o meio ambiente.

Podem candidatar-se aos Prémios Cidade+ entidades como municípios, juntas de freguesia, empresas municipais, serviços municipalizados, empresas prestadoras de serviços, consultoras, fabricantes ou distribuidores de equipamentos, associações, ONGs, universidades e outras entidades que promovam investigação e desenvolvimento na área.

As candidaturas devem ser enviadas para o endereço de e-mail geral@associacaolimpezaurbana.org, utilizando o formulário disponível no website da ALU.

A avaliação dos candidatos será feita com base em quatro critérios: inovação, sustentabilidade, impacto e replicabilidade. Os vencedores serão anunciados no 5º Encontro Nacional de Limpeza Urbana, agendado para Dezembro de 2023, em Cascais.

Os Prémios Cidade+ são uma oportunidade única para que os vencedores ampliem a divulgação de seus projectos, tanto a nível nacional como internacional, e contem com o selo de garantia da ALU para suas iniciativas em prol da limpeza urbana e da sustentabilidade.

Para mais informações sobre o júri e os Prémios Cidade+, visite o website oficial da Associação de Limpeza Urbana em https://www.associacaolimpezaurbana.org/juri.