Coimbra  12 de Junho de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

ULS de Coimbra realizou 850 mil consultas e 18 mil operações em quatro meses

28 de Maio 2024 Jornal Campeão: ULS de Coimbra realizou 850 mil consultas e 18 mil operações em quatro meses

A Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra realizou cerca de 850 mil consultas nos cuidados primários e hospitalares e 18 mil operações nos primeiros quatro meses do ano.

Aquela estrutura salientou, esta terça-feira, que foram efectuadas 516.168 consultas nos cuidados de saúde primários, o que representa uma subida de 12 mil consultas face ao período homólogo de 2023, e quase 330 mil nos cuidados hospitalares.

Nos primeiros quatro meses de 2024 foram ainda registados 90 mil atendimentos de urgência, quase dois mil partos (+177 face a 2023) e mais de 17.500 internamentos.

“Estes números mostram de forma inequívoca o trabalho desenvolvido por todos os profissionais no contexto do novo modelo”, destaca o presidente do Conselho de Administração, Alexandre Lourenço. Em média, na ULS de Coimbra, “há mais de 10 mil consultas médicas e 214 doentes operados, por dia útil”.

O dirigente considerou que “a integração de cuidados é o caminho para se fazer mais, melhor e mais depressa”.

“A prestação de cuidados de saúde no Serviço Nacional de Saúde (SNS) tem de ser diferenciada, ter elevada qualidade, e permitir assistência contínua e de proximidade”, frisa o presidente da ULS de Coimbra.

Para o Alexandre Lourenço, isso só é possível através do “trabalho em conjunto e em equipa, olhando para o cenário alargado e gerindo as partes em prol do todo”.