Coimbra  12 de Abril de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

ULS Coimbra abre portas à apresentação final dos projectos Integrar+

6 de Março 2024 Jornal Campeão: ULS Coimbra abre portas à apresentação final dos projectos Integrar+

O Programa Integrar+ é uma iniciativa da Unidade Local de Saúde de Coimbra (ULS Coimbra) para incentivar e implementar as ideias dos profissionais de saúde para melhorar o percurso do doente e a articulação entre os diferentes cuidados de saúde. O objectivo é criar e reforçar uma cultura de colaboração e integração de cuidados centrados no doente.

Depois da fase de Bootcamp, que serviu para estruturar e avançar com os projectos, o Programa Integrar+ segue agora com a apresentação pública dos 12 projectos semifinalistas e com a selecção dos dois projectos vencedores que verão o seu projecto implementado no terreno.

A sessão de apresentação final dos projectos do programa Integrar+ é já na próxima sexta-feira, dia 8 de Março, no Auditório dos Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC), às 14h30.

O Júri do Integrar+ será composto por Cláudia Nazareth, directora Clínica para a Área dos Cuidados Hospitalares da Unidade Local de Saúde de Coimbra (ULS Coimbra); Almerinda Rodrigues, directora Clínica para a Área dos Cuidados de Saúde Primários da ULS Coimbra, e Áurea Andrade, enfermeira directora da ULS Coimbra.

Os critérios que servirão de base à avaliação dos projectos por parte do júri serão: 1) Sucesso esperado – Qual é o problema actual e o que é que esperam alcançar? 2) Como é o novo percurso proposto? – Quem será impactado pelo novo percurso e de que forma? 3) Qual a estratégia para a implementação? – O que vai ser preciso fazer para mobilizarmos as pessoas para esta mudança?

“O Programa Integrar + foi criado para ouvir, explorar e implementar as ideias mais inovadoras de quem trabalha diariamente com os doentes. Com a nova reforma das ULS, os cuidados de saúde primários e os cuidados hospitalares estão mais integrados e este projecto permite aos profissionais de saúde explorar novas abordagens que impulsionem a integração de cuidados centrados no doente”, explica Alexandre Lourenço, presidente do Conselho de Administração da ULS Coimbra.

“Foi uma satisfação ver surgir tantas ideias tão boas e tão bem estruturadas, que depois de implementadas vão aportar muitas mais-valias ao percurso do utente e à integração de cuidados. As pessoas aderiram em número e em qualidade a esta iniciativa e estamos muito satisfeitos com os projectos que vamos apresentar, pelo que convidamos todos e todas a juntarem-se a nós na sua apresentação pública” – acrescenta

“Como criar percursos integrados na ULS?” foi este o desafio lançado às equipas que se candidataram ao programa Integrar+, constituídas por elementos hospitalares e de cuidados de saúde primários. “O objectivo foi reforçar, desde o início da ULS, uma cultura de colaboração entre os vários profissionais e serviços e estimular a construção de projectos de integração na ULS, construídos pelos profissionais”, explica Alexandre Lourenço.

“Estamos no início da implementação de um novo modelo de cuidados, as ULS, que procuram facilitar a colaboração e articulação entre os diferentes níveis e tipos de cuidados. A ideia faz todo o sentido e a sua implementação na prática depende da mobilização e envolvimento de todos profissionais de saúde, de todas as unidades. É exactamente esse o objectivo do Programa Integrar+, ao procurar apoiar os profissionais a pensar, construir e implementar projectos de integração de cuidados”, destaca o cofundador da nobox e médico especialista em Saúde Pública, Diogo Silva.

No próximo dia 8 serão apresentados publicamente os 12 projectos semifinalistas. Entre estes serão selecionados dois projectos vencedores, que terão acesso a um programa de apoio e consultaria com a nobox para a implementação do projecto no terreno. Através desta bolsa, a ULS Coimbra espera “criar espaço e dar apoio aos profissionais de saúde para desenvolverem e implementarem as suas ideias para uma ULS mais integrada e centrada no utente”.