Coimbra  25 de Abril de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

UF de Eiras e São Paulo de Frades volta a destacar o desporto

19 de Março 2024 Jornal Campeão: UF de Eiras e São Paulo de Frades volta a destacar o desporto

A União de Freguesias (UF) de Eiras e São Paulo de Frades volta a colocar a prática desportiva como uma das grandes atracções não só da UF, mas também de Coimbra, onde acaba por reunir milhares de atletas oriundos de várias zonas do país.

Ao todo, nas próximas semanas vão estar em destaque três provas desportivas, organizadas pela UF, com o apoio da Câmara Municipal de Coimbra.

A primeira actividade a ir para a rua são os Trilhos das Azenhas, que decorrem já este domingo (24). Organizada pela Roda Dianteira, esta acção, que vai na sua 4.ª edição, é constituída por três percursos, nomeadamente um Trail de 23 quilómetros (km) longo, um Trail curto de 15 km e ainda uma caminhada de 10km. Os Trilhos das Azenhas vai permitir aos participantes percorrerem trilhos e caminhos, passando por várias aldeias do concelho de Coimbra.

Diogo Monteiro, da organização da Roda Dianteira, afirma que este ano o Trail longo traz uma novidade. “Voltamos a participar no campeonato distrital de Trail Running”.

Para além disso, este ano a organização procurou reforçar a componente ecológica do evento e vai dar aos finalistas da prova copos recicláveis.

Os Trilhos das Azenhas vai contar com cerca de 650 atletas.

No dia 6 de Abril, a partir das 16h30, acontece a 2.ª edição da Milha de Eiras. Depois do sucesso do ano passado, a UF de Eiras e São Paulo de Frades, em colaboração com a Academia de Atletismo do Grupo Recreativo Eirense, promove um evento para todas as idades. Este ano a iniciativa irá entrar na história da modalidade no distrito por ser o 1.º Campeonato Distrital de Milha em Estrada.

“A primeira milha teve muita gente e por isso este ano estamos a crer que teremos mais atletas, acho que poderemos dobrar o número de inscritos”, refere Rute Lopes, do Grupo Recreativo Eirense, adiantando que conta ter “mais-valia desportiva” e que serão cerca de três centenas de atletas.

A iniciativa terá como padrinho o professor Oliveira Gomes.

A última prova será no dia 5 de Maio com o XIV Eiras Single Track. Este evento, organizado pela Associação Os Craques da Roda Pedaleira, será constituído por um passeio de BTT, com cerca de 25 km, maioritariamente em Single Track.

A organização afirma que as inscrições estão limitadas para 400 participantes, sendo que já mais a mais de metade.

A Roda Pedaleira vai ainda organizar, no final deste mês de Março, a 29, uma Caminhada da Família, cuja inscrição é um bem de primeira necessidade que vai ser entregue à Comunidade Juvenil Francisco de Assis.

Luís Correia, presidente da UF de Eiras e São Paulo de Frades, sublinha a importância destas provas quer no aspecto desportivo quer na atracção de visitantes à UF, destacando ainda o empenho dos envolvidos nestas actividades que participam de forma voluntária.