Coimbra  15 de Outubro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

UF de Coimbra apresenta a “nova vida” dos armários da EDP na Pedrulha

28 de Setembro 2019

O bairro da Pedrulha é, desde hoje, um verdadeiro museu a céu aberto, com arte urbana nos armários de distribuição eléctrica da EDP. O projecto “Art Energy”, vencedor do Orçamento Participativo da União de Freguesias de Coimbra apresentou, hoje, o resultado final do seu trabalho.

Promover a coesão social, a inclusão e o convívio bairrista que, outrora, se viveu na Pedrulha, foi o principal objectivo do projecto que hoje apresentou 22 armários da distribuição eléctrica da EDP, aos quais foi dada “uma nova vida”, transformando-os em verdadeiras obras de arte.

Apesar de estarem concluídos apenas 19 dos 22 armários, o balanço feito é positivo para todos os intervenientes.

Nesse sentido, o presidente da UF, João Francisco Campos, desafiou a EDP Distribuição (parceira do projecto) a autorizar a extensão deste trabalho para algumas ruas do centro histórico da cidade, nomeadamente as que estão incluídas na classificação da UNESCO.

Recorde-se que os resultados do Orçamento Participativo foram conhecidos em Outubro e a conclusão das pinturas estava prevista para este mês de Setembro, o que se veio a verificar.

O “Art Energy”, proposto pela arquitecta Cláudia Antunes, venceu com 44 votos e previa esta intervenção artística, com o objectivo de “fortalecer os laços de bairro”, através de uma acção artística em prol da qualidade de vida urbana.

A Pedrulha foi, em tempos, uma zona industrial com alguma relevância para a cidade de Coimbra, na medida em que se tratou da primeira grande área delimitada para implantação de actividades do sector secundário.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com