Coimbra  20 de Setembro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

UCC Norton de Matos lança aplicação para ajudar no aleitamento materno

19 de Outubro 2018

“Pingos de Amor” é a mais recente aplicação móvel e na Internet de apoio às mães na área do aleitamento materno, desenvolvido pela Unidade de Cuidados na Comunidade Norton de Matos, que contou com o apoio da “Missão Continente”.

A aplicação, que contou ainda com a parceria da Escola Superior de Tecnologias e Gestão de Oliveira do Hospital e da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, tem como objectivo “criar estratégias para o sucesso do aleitamento materno”, explica os promotores do projecto.

“Construído com base em conhecimento científico, por forma a interagir com os utentes de forma não-presencial, acessível e gratuita”, este projecto foi desenvolvido “graças ao apoio da Missão Continente, que entregou um donativo de 8 000 euros na edição de 2017 ao Agrupamento de Centros de Saúde Baixo Mondego – UCC Norton de Matos”, revelam.

A ferramenta, disponível para smartphones Android e na Internet, permite “determinar, calcular, gravar e reproduzir informações cruciais para uma mãe que alimenta (leite materno e/ou artificial) a sua criança”.

“Pingos de Amor” é constituída por várias funcionalidades “A minha história” (onde se podem aceder a informações sobre os filhos); “Biblioteca” (com vários artigos gerais, de alimentação infantil e sugestões para as mães); “Cronómetro” (para registar o tempo de amamentação dos bebés); “Gabinete da Conselheira” (uma área de perguntas frequentes das mães); “IMC” (para cálculo do IMC dos filhos); “Perto de Si” (pesquisa de conselheiros da amamentação no mapa e de unidades funcionais de saúde); e “Registos” (para registar a amamentação).

A ilustração da aplicação coube a Sara Azad.

A “Missão Continente”, promovida pela cadeira de hipermercados da Sonae, encontra-se, uma vez mais, em fase de candidaturas para os apoios do próximo ano. O objectivo desta iniciativa de responsabilidade social tem como propósito “apoiar projectos dedicados à promoção da alimentação saudável, ao combate ao desperdício alimentar e à inclusão social, através da alimentação”, dando, assim, continuidade “ao apoio que tem prestado a projectos de intervenção social e de desenvolvimento sustentável”.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com