Esta noite, os vários espaços da Universidade de Coimbra ganham vida com a celebração da “Noite Europeia dos Investigadores” e a dinamização de diversas actividades.
A iniciativa pretende, uma vez mais, “aproximar a Ciência da sociedade civil, acolhendo eventos no Jardim Botânico, no Museu da Ciência e no Rómulo – Centro Ciência Viva”.
Diversas oficinas, visitas guiadas, debates e conversas informais com cientistas das mais diversas áreas são algumas das actividades programadas e que já se realizaram durante o dia de hoje, e muitas com entrada gratuita.
Hoje, a partir das 18h00, no Jardim Botânico da UC realizam-se visitas interpretativas à sala poente da Estufa Grande e “Da Planta ao Medicamento!”.
Já no Museu da Ciência será possível visitar as exposições “Histórias de Expedições Botânicas” (21h30) e “Visto de Coimbra” (21h30), o Gabinete de Física (22h00) e o Gabinete Vandelli e Sala das Viagens (22h30).
Quanto ao espaço do Rómulo – Centro Ciência Viva, acolhe o debate “Fernão de Magalhães: a primeira volta ao globo” (21h30).
A “Noite Europeia dos Investigadores” – European Researchers’ Night — é uma iniciativa bianual lançada em 2005, financiada pela Comissão Europeia no âmbito das “Acções Marie Curie”, com o objectivo de celebrar a Ciência e de aproximar investigadores e cidadãos.
A edição do biénio 2018-2019 tem como tema “Ciência da Cidade”.
O consórcio deste projecto – coordenado pela Universidade de Lisboa, através do Museu Nacional de História Natural e da Ciência – conta com a Universidade de Coimbra como parceira associada.
O programa completo das actividades em Coimbra na edição deste ano da “Noite Europeia dos Investigadores” pode ser consultado através das páginas na Internet de cada um dos locais aderentes à iniciativa:
Jardim Botânico – www.uc.pt/jardimbotanico/NEI2019/
Museu da Ciência da UC – www.museudaciencia.org/index.phpmodule=events&option=calendar&id=964
Rómulo – Centro Ciência Viva da UC – www.uc.pt/iii/romuloccv/article?key=a-46a8580067#Noi