Coimbra  10 de Julho de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

UC vence concurso de inovação social digital da Santa Casa

2 de Janeiro 2017 Jornal Campeão: UC vence concurso de inovação social digital da Santa Casa

O projecto “Tech4SocialChange” foi o grande vencedor na categoria “economia social” no concurso de inovação social digital “Santa Casa Challenge”, promovido pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML).

O projecto, liderado por Jorge Sá Silva, docente e investigador do Departamento de Engenharia Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), “propõe a criação de um Laboratório de Investigação Social baseado na Web que permite tirar partido de soluções de baixo custo da Internet das Coisas para a resolução de vários problemas sociais”, explica o docente.

Este “Tech4SocialChange” apresenta-se como “um elo de ligação entre os problemas sociais e um conjunto de recursos humanos de base académica que dispõe da capacidade e vontade para os resolver”, refere Jorge Sá Silva, acrescentando que o projecto “é suportado por uma comunidade de estudantes, professores, investigadores e engenheiros apaixonados pelo impacto social e que querem dar algum do seu tempo para apoiarem projectos sociais com que se identificam e para resolverem problemas que lhes tocam”.

Este prémio, no valor de 5 000 euros, significa “não só um incentivo muito importante para o grupo de investigação, mas assume principal importância pelo reconhecimento que a Santa Casa atribui ao Tech4SocialChange. Por outro lado, a participação ativa da SCML neste projeto vai permitir aproximar organizações sociais e a comunidade académica na criação de soluções inovadoras para problemas sociais”, conclui Jorge Sá Silva.

O “Santa Casa Challenge” tem como objectivo encontrar as melhores soluções tecnológicas para quatro áreas de intervenção da SCML; saúde, acção social, cultura e património e economia social.