Coimbra  10 de Julho de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

UC vê adiada cerimónia do Conselho Cultural Mundial

18 de Junho 2020 Jornal Campeão: UC vê adiada cerimónia do Conselho Cultural Mundial

A Universidade de Coimbra (UC) e o Conselho Cultural Mundial (WCC) decidiram adiar, para 2022, a ‘37th World Cultural Council Award Ceremony’, que deveria ser acolhida pela UC em Novembro deste ano.

A cerimónia, onde serão entregues os conceituados prémios Albert Einstein e José Vasconcelos, vai realizar-se com simbolismo renovado no ano em que se celebra o 250.º aniversário da Reforma Pombalina.

A UC será a primeira Universidade portuguesa a receber este evento, que já foi realizado em instituições como o Massachusetts Institute of Technology, a Universidade de Oxford ou a Universidade de Princeton.

“Será uma honra para a nossa instituição receber a cerimónia de 2022. Obviamente, acolhê-la em 2020 teria um enorme significado, por ser o ano em que a UC celebra o seu 730.º aniversário, mas, em 2022, poderemos levar esse grande simbolismo um pouco mais adiante, como prova da nossa capacidade de constante adaptação aos mais exigentes desafios: nessa data, a UC celebra os 250 anos das importantes conquistas associadas às reformas do Marquês de Pombal, que alteraram profundamente a Universidade”, salienta Amílcar Falcão, reitor da UC.

O Director-Executivo do Conselho Cultural Mundial, Esteban Meszaros, mostra igual entusiasmo com a realização da cerimónia de 2022 em Coimbra. “É uma ocasião única e o local adequado para a cerimónia de entrega de prémios do WCC, não só pelo contexto histórico da Universidade, mas também por ser uma oportunidade para que juntos disseminemos os muitos valores que partilhamos”, afirma.