Coimbra  9 de Maio de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

UC recruta voluntários para o projecto educativo Khan Academy

11 de Janeiro 2021 Jornal Campeão: UC recruta voluntários para o projecto educativo Khan Academy

Através da sua plataforma de voluntariado recém-criada “UC Transforma”, a Universidade de Coimbra (UC) está a recrutar candidatos a colaborar com o projecto educativo “Khan Academy”, uma iniciativa internacional disponibilizada em Portugal pela Fundação Altice, que oferece vídeos, artigos e exercícios interactivos online (https://pt-pt.khanacademy.org/) para ensino de várias áreas do saber, com foco particular na Matemática.

A Khan Academy é uma organização sem fins lucrativos, fundada em 2008, nos Estados Unidos da América, por Salman Khan, com a missão de “proporcionar uma educação gratuita e de qualidade a qualquer pessoa, esteja onde estiver”. Os seus conteúdos gratuitos são criados por especialistas americanos e adaptados para o contexto português pela Fundação Altice, com a validação dos vídeos pela Sociedade Portuguesa da Matemática e dos exercícios pela Associação de Professores de Matemática. A UC é a única universidade portuguesa a associar-se à Fundação Altice para tradução e validação científica de conteúdos, e a única em língua portuguesa a assumir este papel.

Para esse efeito, será iniciado o recrutamento de voluntários, estudantes da UC, para tradução (de inglês para português europeu) de exercícios e artigos do ensino básico e secundário de Matemática. Cada voluntário, que terá como objectivo a tradução de 50 000 palavras, de Fevereiro a Maio de 2021, verá o seu esforço reconhecido pela UC através de um Suplemento ao Diploma e de um certificado da própria Khan Academy.

“A Universidade de Coimbra congratula-se com a colaboração com a Fundação Altice para disponibilização e validação científica, em língua portuguesa e com matérias adaptadas ao sistema de ensino básico e secundário português, dos conteúdos da Khan Academy, uma organização com provas dadas e internacionalmente reconhecida. Não só porque partilhamos valores comuns – possibilitar a todos os estudantes, de forma gratuita e independentemente de constrangimentos geográficos, um ensino de qualidade, potenciando as possibilidades de sucesso académico e de mobilidade social – mas também, porque assumimos a responsabilidade de colocar o saber e as vontades geradas na UC ao serviço da comunidade. Agradecemos à Fundação Altice e à Khan Academy esta oportunidade de dar um contributo concreto para a efectivação destes objectivos”, afirma a vice-Reitora da UC para os Assuntos Académicos e Serviços de Acção Social, Cristina Albuquerque.

“A Fundação Altice Portugal felicita-se pela parceria que estabeleceu com a Universidade de Coimbra, a mais antiga do país e uma das mais prestigiadas do mundo. Uma parceria que se constitui no primeiro programa de voluntariado em que estudantes universitários, fazendo uso das suas competências e métodos pedagógicos, asseguram, para português europeu, a tradução e adequação de conteúdos para aplicação no ensino básico e secundário existentes na Khan Academy, uma plataforma que conta com mais de 150 000 utilizadores em Portugal. Juntos, acreditamos que estamos a contribuir para uma educação gratuita e de qualidade a qualquer pessoa, esteja onde estiver”, declarou Ana Estelita, directora da Fundação Altice.

Os interessados em participar neste projecto de voluntariado – será dada prioridade aos alunos do curso de Ensino da Matemática (licenciatura ou mestrado), sendo também consideradas inscrições de alunos de outros cursos de Matemática ou de Engenharia – podem inscrever-se até 31 de Janeiro de 2021. Mais informações sobre esta e outras iniciativas de voluntariado associadas à plataforma UC Transforma estão disponíveis em https://transforma.uc.pt/.